Alemanha adverte sobre conflito no Oriente Médio caso acordo com Irã falhe

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 15h34

Lausanne (Suíça), 29 mar (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, advertiu neste domingo que o Oriente Médio enfrentará um novo conflito regional caso um acordo sobre o polêmico programa nuclear do Irã não seja alcançado.

“Se não alcançarmos agora um acordo, temo que teremos outro foco de crise e conflito no Oriente Médio. E isso seria demais para essa região. Investimos muito nestas negociações nos últimos 12 anos. Espero esse acordo realmente funcione, também no tocante à paz mundial”, afirmou o responsável pela diplomacia alemã em entrevista à TV pública alemã “ARD” em Lausanne, onde a comunidade internacional tenta fechar desde quinta-feira um tratado sobre este assunto com o Irã.

Na próxima terça-feira, o grupo de seis potências mundiais tentará finalizar um acordo exaustivo que garanta que o Irã não produzirá uma bomba nuclear. Os ministros das Relações Exteriores dos sete países envolvidos nas negociações devem realizar hoje uma sessão plenária, com o objetivo de avançar e superar os últimos empecilhos que estão bloqueando o acordo.

As potências temem que sob a justificativa de um suposto programa nuclear civil o Irã esteja trabalhando na realidade nas capacidades e conhecimentos para fazer uma arma. O Teerã rejeita estas alegações e exige ser tratado como qualquer outro país que assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.