FBI prende 2 homens acusados de dar apoio material ao EI nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2015 19h04

Washington, 22 mai (EFE).- O FBI prendeu nesta sexta-feira, na Califórnia, dois homens acusados de conspirar para dar apoio material ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em comunicado.

Muhanad Badawi e Nader Elhuzayel, ambos com 24 anos e procedentes da cidade de Anaheim, foram formalmente acusados no Tribunal do Distrito Central da Califórnia.

Segundo a denúncia, eles usavam as redes sociais para falar sobre o EI e atentados terroristas, expressando também o desejo de morrerem como mártires. Em conversas registradas em abril, falaram que “seria uma bênção lutar pela causa de Alá e morrer no campo de batalha”.

Além disso, Elhuzayel manifestou sua intenção de sair dos Estados Unidos e viajar ao Oriente Médio para lutar ao lado dos jihadistas.

Para cumprir esse objetivo, Badawi permitiu que o companheiro utilizasse seu cartão de crédito para comprar uma passagem de avião para Tel Aviv (Israel), com escala em Istambul (Turquia).

Badawi pretendia seguir os passos do amigo no futuro, mas Elhuzayel foi preso quando tentava embarcar no Aeroporto Internacional de Los Angeles.

Segundo o Departamento de Justiça, o suspeito preso admitiu que planejava desembarcar em Istambul para se unir ao EI.

Se forem considerados culpados, os dois poderão ser condenados a uma pena máxima de 15 anos de prisão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.