Governo peruano avalia evacuar povoado após incursão de indígenas isolados

  • Por Agencia EFE
  • 21/12/2014 23h48

Lima, 21 dez (EFE).- As autoridades do Peru avaliam a possibilidade de evacuar a comunidade nativa de Monte Salvado, na região amazônica de Madre de Dios, após a incursão de cerca de 200 indígenas da etnia em isolamento voluntário Mashco Piro, informou neste domingo o Ministério de Cultura do país.

Um comunicado oficial assinalou que o Vice-Ministério de Interculturalidade “coordena uma intervenção com os ministérios do Interior e de Defesa para garantir a segurança da população” de Monte Salvado.

Confirmou que no sábado cerca de 200 indígenas Mashco Piro chegaram a essa comunidade, a 153 quilômetros da cidade de Puerto Maldonado, capital da província de Tambopata, na região de Madre de Dios.

Os indígenas exigiram comida “depois de ter gerado graves danos à infraestrutura da cidade”, embora não tenha sido reportado “nenhum ferido por causa deste incidente”, segundo o comunicado.

Dois dias antes, o grupo de indígenas já tinha entrado em Monte Salvado, “mas encontrou a comunidade vazia, pois a maioria da população tinha se deslocado a Puerto Maldonado para as eleições regionais”.

“Nesta incursão danificaram algumas casas, sacrificaram os animais domésticos e de curral, e levaram utensílios como redes, facões e panelas. Além disso, rasgaram roupa, colchas e os mosquiteiros dos habitantes. Depois disto, o grupo de indígenas se retirou”, acrescentou a nota.

Após retornar ao povoado, 39 moradores, entre mulheres, homens e crianças, se refugiaram no posto de controle “por temor de serem atacados” e no momento “estão em bom estado, mas requerem alimentos e segurança”.

Por sua vez, os Mashco Piro se retiraram da região, mas seu retorno nos próximos dias “é iminente”, disse o Ministério.

O órgão acrescentou que representantes do Vice-Ministério de Interculturalidade estão “em comunicação constante” com o posto de controle de Monte Salvado e realizam “as gestões necessárias para uma possível evacuação dos habitantes da comunidade nas próximas horas, assim como para dotar de mantimentos os moradores”.

O Ministério da Cultura trabalha de maneira permanente na implementação de todas as medidas que forem necessárias para proteger a vida e a saúde dos povos indígenas em isolamento e contato inicial, assim como das comunidades limítrofes, ressalta a nota.

A vice-ministra de Interculturalidade do Peru, Patricia Balbuena, tinha informado previamente que o Ministério de Cultura tinha coordenado com os ministérios de Defesa e Interior para levar ajuda em helicópteros, embora isto não tenha sido possível até o momento devido ao mau tempo.

Durante este ano, os Mashco Piro já se aproximaram duas vezes da comunidade de Monte Salvado para pedir bananas e outros alimentos de maneira amistosa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.