Irã e potências internacionais retomam negociações após vencimento do prazo

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2015 04h11

Lausanne (Suíça), 1 abr (EFE).- As negociações sobre o polêmico programa nuclear do Irã, que acontecem na cidade de Lausanne (Suíça), entraram nesta quarta-feira em seu sétimo dia, em uma tentativa final de alcançar um acordo, mesmo após o vencimento do prazo estipulado.

Após pouco mais de três horas de sono, os negociadores dos sete países retomaram as conversas e espera-se que os ministros de Relações Exteriores retomem logo sua reunião para dar o último impulso ao processo.

Alemanha, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia, coordenados pela União Europeia, negociam intensamente com o Irã para conseguir um acordo que assegure que Teerã não tenha a capacidade de desenvolver a bomba atômica.

As partes não conseguiram cumprir com o prazo que eles mesmos tinham se imposto de alcançar o consenso à meia-noite de ontem, mas espera-se que nesta manhã se limem as últimas diferenças e possam fazer algum tipo de anúncio sobre o que puderam pactuar até agora.

Dito anúncio seria feito pela alta representante de Relações Exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, e pelo chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif.

As partes querem delinear um acordo-marco para poder resolver nos próximos três meses os detalhes técnicos e legais que permitam conseguir um tratado final que ponha fim a 12 anos de conflito nuclear. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.