RETROSPECTIVA 2014

  • Por Agencia EFE
  • 17/12/2014 20h30

A Agência Efe está transmitindo uma série especial de matérias com os principais acontecimentos de 2014, e que hoje (17) terá os seguintes conteúdos:.

None

BRASIL – Brasília – Dilma Rousseff foi reeleita neste ano após uma das campanhas políticas mais disputadas da história do país, da qual emergiu uma oposição consistente, que obteve 48% dos votos e promete rigidez na fiscalização das atividades do governo. Por Alba Santandreu.

None

EUA ELEIÇÕES – Washington – Os republicanos recuperaram em 2014 o controle total do Congresso dos Estados Unidos após as eleições legislativas de novembro, formando uma dura oposição para os dois últimos anos de mandato do presidente Barack Obama, enquanto o país já se prepara para buscar um sucessor. Por Raquel Godos.

None

ESPANHA – Madri – A Espanha teve um novo rei – Felipe VI – em 2014, um ano no qual o sistema político das três últimas décadas, baseado no bipartidarismo, começou a ser questionado no país, dando visibilidade a vários casos de corrupção e para as aspirações separatistas dos nacionalistas catalães. Por Jesus García Becerril.

None

ALEMANHA – Berlim – A chanceler alemã, Angela Merkel, à frente de uma grande coalizão dos social-democratas, celebra nesta quarta-feira o primeiro aniversário de sua terceira posse sem quase alterar sua mensagem de austeridade e reformas aos países europeus, enquanto analistas alertam sobre a desaceleração da economia nacional. Por Noelia López.

None

IRÃ – Teerã – Após um ano e meio no poder, o moderado Hassan Rohani não conseguiu cumprir uma de seus principais promessas: fechar um acordo nuclear com a comunidade internacional em 2014 que ponha fim a mais de 12 anos de crise e sanções para restaurar a relação do Irã com o mundo. Por Ana Cárdenes.

None

ARGÉLIA – Argel – A reeleição, em abril, de Abdelaziz Bouteflika nas eleições presidenciais da Argélia para um novo mandato, após 15 anos no poder, representa um sinal claro de continuidade, ou, pelo menos, da equipe governante.

None

– E ainda: os principais acontecimentos de julho. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.