Viajantes serão monitorados em aeroportos brasileiros para controle do ebola

  • Por Agencia EFE
  • 31/10/2014 13h00

Brasília, 31 out (EFE).- Os viajantes procedentes dos países mais afetados pelo ebola passaram a ser monitorados no desembarque em aeroportos brasileiros nesta sexta-feira, segundo anunciou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em entrevista coletiva.

As ações de vigilância começaram nesta sexta-feira no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Na segunda quinzena de novembro o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e Pinto Martins, em Fortaleza, também adotarão o monitoramento. Em breve, as medidas de precaução serão adotadas por outros aeroportos.

Serão monitorados os passageiros procedentes de Guiné, Serra Leoa e Libéria e as pessoas que tenham nacionalidades desses países, embora venham de outros países.

Agentes da imigração também entregarão aos passageiros uma cartilha, escrita em quatro idiomas, com recomendações de saúde sobre o ebola.

Desde o início do ano, 529 passageiros desses países chegaram ao Brasil por avião e outras duas pessoas cruzaram as fronteiras terrestres no Acre e no Amazonas, embora nenhuma com a doença. Segundo o ministro, também chegaram duas embarcações procedentes de algum desses países.

O Brasil registrou apenas um caso suspeito de ebola, em um refugiado da Guiné que apresentou os sintomas e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasília, em Cascavel (PR), mas os exames médicos descartaram a doença. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.