Cara Delevingne é acusada de plágio de sloggan de blusa feminista

  • Por Jovem Pan
  • 09/12/2015 16h51

Cara Delevingne é acusada de plágio

Reprodução/ Instagram Cara Delevingne

No começo desta semana, a top model e atriz Cara Delevingne decidiu dar um presente a suas fãs e seguidoras, mas o tiro saiu pela culatra. Ela, que sempre usa uma blusa com a frase “The Future Is Female” (“Futuro é feminino”, em português) e sempre vê perguntas de onde comprar e peça, decidiu comercializá-la, revertendo os lucros para a Girl Up!” (projeto das Nações Unidas que apóia jovens e adolescentes mulheres ao redor do mundo).

A frase, entretanto, foi criada originalmente nos anos 1970 pela marca californiana “Otherwild” e a blusa é comercializada até hoje. Na época, ela foi criada para a inauguração da “Labyris Books”, primeiro espaço e livraria de Nova York inteiramente dedicada às mulheres.

“Muitos de vocês têm pedido uma blusa dessas, então eu decidi colocá-la à venda, com lucros indo direto para a Girl Up!”, anunciou Cara em sua conta no Instagram.

Pouco tempo depois, um perfil no Instagram que reúne imagens icônicas da comunidade lésbica acusou Cara Delevingne de plagiar a blusa original, da “Otherwild”. A top vende a blusa por US$39,99, quase US$ 10 a mais que a original.

Em entrevista ao site “Jezebel”, que fala de moda e estilo mais direcionado ao feminismo, Rachel Berks, dona da “Otherwild” destacou que a frase é protegida por diretos autorais. “O relançamento e reestilização do slogan é protegido por leis de proteção de direitos autorais, que definem que qualquer reprodução tenha que ser no mínimo 20% diferente do original”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.