Famosas, selfies e alegria na avenida: os clichês que são marcas do Carnaval

  • Por Amanda Garcia/Jovem Pan
  • 07/02/2016 02h20
Montagem/Agências Montagem

O carnaval vive de sua tradição, sem dúvidas, mas muito do que se vê na avenida pode entrar na categoria de “figurinha repetida”. Isso não significa que a festa perde o seu brilho; no máximo, ela fica um pouco mais previsível.
A Jovem Pan Online esteve no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e separou os grandes clichês da folia. Confira:

Musas

A abundância de belas mulheres na avenida é uma das partes mais características do carnaval. Tanto nos carros alegóricos, quanto nos destaques de chão, o carisma, corpos esculturais e molejo são unanimidade entre todas as escolas.

Celebridades

As agremiações apostam em famosas para levantar a torcida e atrair a atenção para seus desfiles. Claudia Raia, por exemplo, foi a grande homenageada pela Nenê de Vila Matilde. Sabrina Sato, Thaila Ayala, Aline Riscado, Ana Paula Minerato, Dani Bolina e muitas outras também estiveram no Anhembi representando suas comunidades.

Temas sobre a natureza

Há quem diga que os enredos são batidos. E até que isso se justifica: os bons e velhos temas que citam a natureza estão presentes desde as letras até nos carros alegóricos. As águas, as florestas e animais são garantidos nas escolas. Em 2008, a Portela, do Rio de Janeiro, trouxe o enredo “Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade”; em 2003, a Estácio de Sá, veio com “Um banho de natureza. Cachoeiras de Macacu”, por exemplo. Em 2005, a Império Serrano, também do Rio, trouxe o enredo “Um grito que ecoa no ar (homem/natureza – O perfeito equilíbrio)”. A Unidos de Vila MAria, no Carnaval paulista, por exemplo, investiu na cidade de Ilhabela e falou sobre a natureza do local e tudo que lhe diz respeito.

Celular na mão

A falta de sinal de celular não foi impedimento: grande parte dos foliões esteve todo o tempo dos desfiles com o telefone na mão. Com a câmera a postos, foi um festival de selfies, snapchats e fotos para serem compartilhadas nas redes sociais. Tudo para registrar o momento inesquecível – e mostrar para todos os amigos onde estiveram no carnaval, claro.

Lantejoulas, glitter e paetês

O carnaval é um espetáculo multicolorido, sem dúvidas. E elas se refletem nas lantejoulas, paetês e glitter tanto das fantasias de quem desfila, quanto nos looks e maquiagens de quem vai apenas para assistir ao espetáculo. Tudo bem, o brilho é batido e esperado, mas não dá para ficar sem!

Alegria

O sorriso no rosto é marca registrada de quem passa pelo Anhembi. E não podia ser diferente: não existe festa mais alegre do que o carnaval. Se há algo com que se pode contar é isso, a folia atrai felicidade.

*Créditos das imagens: Américo Fazio, Agência Estado e EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.