Queda de carro, suposta agressão e “peladona” ficam sem penalizações em SP; Fantasia será desempate

  • Por Jovem Pan
  • 09/02/2016 12h56
Amanda Garcia/Jovem Pan Unidos do Peruche cantou os 100 anos de samba; confira imagens

Quesito fantasia será o primeiro critério de desempate na apuração das notas do Carnaval paulistano. Presidentes e representantes das 14 escolas do Grupo Especial e nove do Grupo de Acesso se reuniram por quatro horas em um hotel nos Jardins nesta segunda-feira (09).

A Liga das Escolas de Samba de São Paulo decidiu não penalizar nenhuma agremiação pelos incidentes ocorridos durante os desfiles.

No encontro, foi definida a ordem de leitura das notas, que será a seguinte: Mestre-sala e porta-bandeira, enredo, alegoria, samba enredo, evolução, bateria, harmonia, comissão de frente e fantasia. A ordem para o desempate é inversa, começando com a escola que teve a maior nota em fantasia e terminando com mestre-sala e porta-bandeira.

Durante a reunião, foi discutida a perda de pontos da Escola de Samba Vai-Vai devido a uma agressão de um integrante da agremiação a um funcionário. O presidente da Liga, Paulo Sérgio Ferreira, o Serginho, entende que não ficou comprovado o incidente e por isso a escola não será punida.

O rapaz que trabalhava no sambódromo como técnico de som, quando chamado a depor diante da Liga das Escolas de Samba, não confirmou que foi agredido pelo presidente da Vai-Vai, Darly Silva, o Neguitão, que estava escoltado por três seguranças.

Os presidentes das Escolas também avaliaram a hipótese de punição à X-9 Paulistana, que teve um integrante que caiu de um carro alegórico.

Foi analisado ainda o caso da Unidos do Peruche, que foi prejudicada por uma passista que retirou a parte de cima da fantasia, fazendo um protesto.

Paulo Sérgio Ferreira explica que não cabe à Liga punir as duas escolas e que os próprios jurados poderão retirar alguns pontos das agremiações. “Podem ter certeza que na Peruche, foi bem na torre do julgador de Fantasia, o presidente mesmo está ciente, provavelmente será penalizado em notas”, disse.

Como em anos anteriores, a apuração das notas do desfile das escolas de samba de São Paulo será fechada ao público.

O mistério sobre quem foi a vencedora do Carnaval paulistano começará a ser desvendado a partir das 16h, com total cobertura da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.