O ator italiano Giuliano Gemma, conhecido mundialmente por seus papéis em filmes do gênero "spaghetti western", morreu aos 75 anos na noite desta terça-feira em um acidente de trânsito em Cerveteri, na província de Roma, informou a imprensa italiana.


Gemma, que dirigia o veículo, se envolveu em uma colisão frontal na qual também ficaram feridos um homem e seu filho, que estão fora de perigo.



Nascido em Roma no dia 2 de setembro de 1938, o ator ficou famoso com seu personagem "Ringo" e foi protagonista de filmes de grande sucesso de bilheteria como "Uma Pistola para Ringo", "Ringo Não Discute... Mata", "Dias de Ira", "Vivo ou Preferivelmente Morto", "O Dólar Furado" e, mais recentemente, "Juana la Loca".


Antes de ficar conhecido como "Ringo", teve papéis em filmes como "Ben Hur", com Charlton Heston, e "O Leopardo", de Visconti, com o francês Alain Delon.


Além do cinema, a grande paixão de Gemma, que deixa a mulher e duas filhas, era a escultura.


"A escultura", disse outra vez, "é uma paixão que cultivo desde menino. Tive a sorte de conhecer grandes artistas como Attardi, Tommei, Ferroni e Robazza. Talvez seja uma atividade na qual eu me encaixo também porque sou bom com trabalhos manuais. Provavelmente é algo hereditário: venho de uma família de artesãos, meu pai era barbeiro e meu avô, sapateiro". EFE