Bons ou desprezíveis? Confira os presidentes dos EUA que fizeram sucesso na ficção

  • Por Adriano Sarafim/Jovem Pan
  • 24/09/2016 20h56
Montagem/Reprodução Bons ou desprezíveis? Confira os presidentes dos EUA que fizeram sucesso na ficção

As eleições presidenciais dos Estados Unidos acontecerão em 8 de novembro e a batalha entre Hillary Clinton e Donald Trump vem rendendo muitas histórias, que, certamente, serão aproveitadas nas séries de TV e nos cinemas num futuro próximo.

Por sinal, Hollywood adora criar roteiros que envolvam os homens e mulheres que sentam na cadeira mais poderosa do mundo, na Casa Branca. Grande parte deles são declarados como democratas, partido que está no poder nos últimos oito anos, com as duas vitórias de Barack Obama nas eleições.

O fato dos comandantes norte-americanos nas produções serem mais liberais do que os republicanos, conhecidos por serem mais conservadores, podem estar ligados a maior liberdade criativa. Muitos deles são líderes exemplares, mas alguns outros possuem uma mente maquiavélica e sedenta de poder.

O Jovem Pan Online separou alguns presidentes dos Estados Unidos da América que fizeram e fazem atualmente um grande sucesso com o público. Democratas ou republicanos, o que importa é que eles dão um show por suas atitudes heroicas, sensatas e até mesmo nada convencionais.

Frank Underwood

O protagonista interpretado por Kevin Spacey em “House of Cards” precisou agir muito nos bastidores para chegar até a presidência dos Estados Unidos. O democrata tem uma personalidade desprezível, mas o seu grande conhecimento do jogo político e frases de efeito o tornam muito carismático com o público, mesmo que tenha suas mãos sujas de sangue. O personagem chegou a ser comparado aqui no Brasil com Eduardo Cunha.

Selina Meyer

“Veep” é uma das séries mais aclamadas do momento nos Estados Unidos e traz a comediante Julia Louis-Dreyfus como a vice-presidente dos Estados Unidos, que acaba assumindo o poder mais para frente. Ela encarna um verdadeiro político brasileiro, aqueles que gostam de criar projetos para ganhar popularidade e não melhorar a vida da população.

Josiah Bartlet

O democrata Josiah Bartlet foi o protagonista da série “West Wing” e foi vivido por Martin Sheen. A trama mostra como o líder do partido democrata precisou lidar com um congresso com maioria republicana e seus problemas de saúde, já que sofria de esclerose múltipla. Ele foi considerado como o “presidente democrata mais popular da atualidade”, quando a série era transmitida.

Mackenzie Allen

Hillary Clinton pode ser a primeira president mulher dos Estados Unidos? Na televisão, Geena Davis já fez esse papel. A série “Commander in Chief” trouxe a atriz como a republicana Mackenzie Allen, primeira mulher a sentar na cadeira mais desejada da política norte-americana após a morte do presidente Teddy Bridges.

Tom Kirkman

A nova série de TV volta a trazer a política norte-americana como plano principal é “Designated Survivor” (Sobrevivente Designado em tradução livre). Tom Kirkman, vivido por Kiefer Sutherland assumiu o poder após um ataque terrorista matar o presidente e toda a equipe.

Jack Stanton

O democrata interpretado por John Travolta em “Segredos do Poder” pode ser considerado o mais “povão” da lista. Dizem que os roteiristas quiseram fazer um presidente inspirado em Bill Clinton. No longa, Stanton adora conquistar suas colegas de trabalho com o seu charme e corre riscos em sua carreira justamente por conta de um escândalo sexual.

Bill Mitchell e Dave Kovic

Em “Dave – Presidente por um Dia”, o ator Kevin Kline deu vida a dois presidentes dos Estados Unidos: o republicano Bill Mitchell e ao democrata Dave Kovic. Dave é um sósia perfeito do presidente Mitchell e o substitui após este sofrer um ataque cardíaco. Muito mais carismático que o verdadeiro Mitchell, Kovic acaba conquistando a população e até a primeira dama.

Andrew Shepherd

Mais um democrata para a lista. Michael Douglas deu vida ao personagem Andrew Shepherd em “Meu Querido Presidente” e mostrou ser um líder bem intencionado. Ele se recusa entrar em batalha contra forças libanesas, mas também vive um romance com a lobista vivida pela atriz Annette Bening. Os presidentes curtem um romance proibido, né?

Thomas Whitmore

Bill Pullman era o presidente dos Estados Unidos em “Independence Day” e mostrou que assumiu o cargo não só por seus talentos administrativos e diplomáticos. O presida vai para a guerra contra os misteriosos alienígenas ao lado de Will Smith no filme de cinema-catástrofe. Um verdadeiro herói americano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.