Com disputas acirradas, críticos apontam seus favoritos ao Oscar 2017

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2017 16h17
Divulgação/Montagem Com disputas acirradas

O Oscar 2017, que acontece neste domingo (26), está criando uma grande expectativa sobre qual será o filme que levará os principais prêmios da noite. Com “La La Land” pintando como grande favorito, a Jovem Pan foi atrás de críticos de cinema para saber qual longa pode aparecer como grande ameaça ao provável reinado do musical.

Para Edu Fernandes da revista “Preview” e André Sobreiro do “Salada de Cinema”, a produção “Moonlight” é quem deveria vencer o prêmio de Melhor Filme. “O melhor filme entre os concorrentes é o ‘Moonlight’, que é considerado como o segundo favorito”, apontou Fernandes. “Eu queria que fosse ‘Moonlight’. É um filme mais simples e mais completo, mas a disputa está muito clara que ‘La La Land’ vai levar”, disse Sobreiro.

Os críticos também tiveram opiniões iguais em relação aos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz Coadjuvante. Eles apostam que Damien Chapelle, responsável pelo ótimo “La La Land”, levará a estatueta para casa, assim como Viola Davis pela sua atuação em “Um Limite Entre Nós”.

 “’La La Land’ é um filme que tem uma grande propriedade na direção por juntar tudo o que quer dizer de uma forma coerente e que flui muito bem”, explicou Fernandes. “Melhor Atriz é prêmio mais certo do ano. A Viola Davis já vem ensaiando o seu discurso porque o prêmio é dela”, enfatizou Sobreiro.

No restante das principais categorias da noite, há muito equilíbrio nas atuações, o que torna difícil saber quem sairá como vencedor na cerimônia. Casey Affleck e Denzel Washington surgem como grandes favoritos para levar o prêmio de Melhor Ator, com Ryan Gosling correndo por fora.

O mesmo ocorre com Melhor Atriz, em que os críticos apostaram em nomes diferentes para sair vitoriosa. Para Fernandes, Natalie Portman é quem levará a estatueta para casa. Já o seu colega vê Isabelle Huppert e Emma Stone despontando.

Outra categoria que tem o seu favorito incerto na opinião dos jornalistas é a de Melhor Ator Coadjuvante. O profissional da “Preview” vê Mahershala Ali, de “Moonlight”, como o vencedor. Já o da “Salada de Cinema” acredita que Dev Patel conseguirá surpreender por sua atuação em “Lion”.

“O papel dele no ‘Moonlight’ aparece só no primeiro arco, mas a presença parece ecoar no restante do longa por todo o bom trabalho que realizou”, justificou. “É uma categoria bem disputada nesse ano. Aposto no Dev Patel pelo seu papel em ‘Lion’. Ele vem chamando a atenção, acabou de ganhar o BAFTA”, comentou o outro.

Artistas devem protestar contra Trump

A 89ª edição do Oscar tem uma pitada a mais de polêmica por conta do embate diário da classe artística contra o presidente Donald Trump. Os críticos acreditam em discursos inflamados para defender os imigrantes das medidas tomadas pelo empresário.

Fernandes vai mais além e diz que a academia pode dar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro para o indiano “O Apartamento” como forma de recado ao governo, já que não haverá nenhum membro do longa para receber a estatueta devido às restrições.

“Antes do Trump chegar na Casa Branca e começar a tomar péssimas medidas, o favorito era o alemão ‘Toni Erdmann’. Depois de todo esse momento conturbado que foi criado, ‘O Apartamento’ ganhou força. Com as declarações do diretor afirmando que mesmo que houvesse uma abertura contra o veto de iranianos, ele não iria na cerimônia, talvez isso se inflame para que votem no filme para gerar um desconforto para os Estados Unidos”, concluiu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.