Filme islandês “Hrubar” ganha prêmio “Un Certain Regard” em Cannes

  • Por Agencia EFE
  • 23/05/2015 16h42

Cannes (França), 23 mai (EFE).- O filme “Hrutar” (“Carneiros”), do diretor islandês Grimur Hakonarson, ganhou neste sábado o prêmio “Um Certain Regard”, seção do Festival de Cannes paralela à competição oficial.

O júri, presidido por Isabella Rossellini, destacou que o filme mostra “o vínculo tragicômico de todos os seres humanos com os animais”.

Em “Hrutar”, dois irmãos em um remoto povoado da Islândia terão que superar as diferenças que fizeram ficarem sem se falar durante mais de 40 anos para tentar salvar seus rebanhos de carneiros.

Enquanto, o Prêmio do Júri recaiu em “Zvizdan”, uma coprodução entre Croácia, Eslovênia e Sérvia dirigida por Dalibor Matani que conta três histórias de amor em dois povos vizinhos.

O júri destacou como o longa retrata “os terríveis efeitos de uma guerra civil” na antiga Iugoslávia, contou Rossellini.

O melhor diretor dos 19 filmes em disputa foi o japonês Kiyoshi Kurosawa por “Kishibe no tabi”; o prêmio “un certain talent” para o romeno Corneliu Porumboiu (“Comoara”) e o reconhecimento à estreia foi para a iraniana Ida Panahandeh (“Nahid”) e o indiano Neeraj Ghaywan (“Masaan”).EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.