Iñárritu vence prêmio do Sindicato de Diretores dos EUA por “O Regresso”

  • Por EFE
  • 07/02/2016 14h34
Reprodução/Facebook Iñárritu

O mexicano Alejandro González Iñárritu recebeu na noite de sábado o prêmio de melhor diretor por seu trabalho em “O Regresso”, na 68ª edição do prêmio do Sindicato de Diretores de Hollywood (DGA).

O cineasta já havia levado o prêmio ano passado por “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”.

Iñárritu, que convidou a toda sua equipe ao palco para receber a estatueta, afirmou que não esperava ganhar este prêmio e disse que se sentia como “um cervo que foi paralisado por um flash”.

“Quando voltei aqui como indicado, havia mais de 120 mexicanos na cozinha servindo comida e esta é a melhor festa que tive. Viva o México. Estas não são nada como as pessoas que Donald Trump descreveu , deixa-me que diga a vocês”, afirmou Iñárritu.

“Este abraço vai para toda a comunidade da América Latina. Seu apoio faz me sentir orgulhoso e feliz”, também disse o diretor, que ainda agradeceu a sua família e lembrou muito especialmente seu pai, já falecido.

González Iñárritu concorria a melhor diretor, a principal categoria do DGA, com Tom McCarthy (“Spotlight – segredos revelados”), Adam McKay (“A Grande Aposta”), George Miller (“Mad Max : Estrada da Fúria”) e Ridley Scott (“Perdido em Marte”).

“O Regresso” foi a quarta indicação ao DGA na carreira de Iñárritu. Além de “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”, foi indicado em 2006 por “Babel” e venceu em 2012 como melhor diretor de um anúncio de televisão por “Best Job”.

“O Regresso” continua seu caminho para o Oscar, onde parte como favorito, com 12 indicações, e já tenho ganhado três Globos de Ouro, de melhor filme de drama, melhor diretor e melhor ator (Leonardo DiCaprio).

Os prêmios do Sindicato de Diretores costumam ser um bom termômetro da temporada de prêmios para o Oscar, que será entregue no próximo dia 28 de fevereiro em Los Angeles.

Nos últimos dez anos, todos os que ganharam o prêmio de melhor diretor no DGA venceram na mesma categoria do Oscar, com o ano 2013 como exceção, quando Ben Affleck ganhou por “Argo” no Sindicato de Diretores, e Ang Lee no Oscar por “As Aventuras de Pi”.

Na seção de melhor diretor estreante de um filme, nova categoria criada este ano no DGA, concorria o cineasta brasileiro Fernando Coimbra, por seu trabalho no filme “O Lobo Atrás da Porta”, mas o ganhador foi Alex Garland por “Ex-Machina”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.