Agente literária diz que uma nova religião nasceu: “O Gabismo”

  • Por Agencia EFE
  • 18/04/2014 11h05

Barcelona, 18 abr (EFE).- A agente literária Carmen Balcells afirmou nesta sexta-feira que com a morte na Quinta-Feira Santa do escritor colombiano Gabriel García Márquez “nasce uma nova religião: o Gabismo”.

O escritor colombiano Gabriel García Márquez morreu ontem à noite na Cidade do México, onde morava, aos 87 anos.

A agente literária mais famosa do mundo latino, que tem no currículo os direitos autorais de escritores do peso de García Márquez, Mario Vargas Llosa, Julio Cortázar e Pablo Neruda, declarou à Efe que quando Gabo apareceu, nos anos 60, pensou que “sua presença poderia fazer uma revolução”.

Balcells, de 83 anos, ressaltou que será uma fervente seguidora da nova religião que ela mesma batizou de “Gabismo”.

“Vamos ver se ainda terei tempo de vida para adorá-lo e desfrutar dos primeiros milagres. Com certeza fará coisas extraordinárias. Eu prometo avisá-los se ele me conceder a primeira coisa que lhe pedi nesta madrugada. Se houver fé, acontece”, disse a agente literária, que não revelou qual foi o pedido.

Em entrevistas recentes, Balcells contou que, em seu escritório de Barcelona, guarda um bilhete escrito à mão pelo Nobel colombiano no qual “declara que algum dia iria querer montar uma editora… se tivesse um autor como ele”, comentou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.