Com o tema “É diferente, é Carnaval de Salvador”, a capital da Bahia traz uma programação diversificada de eventos carnavalescos para atender diferentes gostos.



Entre as muitas atrações que a cidade reserva para os foliões em 2014, está a homenagem aos 40 anos de desfiles dos blocos afro. A iniciativa pretende ressaltar o valor das expressões culturais da comunidade local, com ações como o Afódromo, que reunirá os desfiles dos principais blocos afro, como o Ilê Aiyê, o Olodum, o Malê Debalê, Muzenza, além do Cortejo Afro pelo Circuito Osmar, em Campo Grande.



Como não poderia deixar de ser, a folia está garantida nos diversos circuitos e também nos bairros, com desfiles de blocos, marchinhas tradicionais, orquestra sinfônica e até shows de rock.



Confira a programação* abaixo:



Circuito Barra Ondina (Dodô)


Anita, Claúdia Leitte, Ivete Sangalo, Bel Marques estão entre as atrações confirmadas nos camarotes do Circuito Barra-Ondina.



O grupo britânico Stamp fará a abertura oficial do circuito no dia 26 de fevereiro (quarta-feira), às 18h. A Orquestra Sinfônica da Bahia, o Olodum e o bloco de sopro e percussão também estarão presentes. A festa termina no dia 4 de março (terça-feira).



Clique aqui para acessar a programação completa dos blocos do Circuito Barra Ondina.



Clique aqui para acessar a programação completa dos camarotes do Circuito Barra Ondina.



Circuito Campo Grande (Osmar)


O cantor Saulo, ex-vocalista da Banda Eva, comanda a abertura do mais antigo circuito do Carnaval de Salvador no dia 27, logo após a entrega de chaves para o novo Rei Momo, em companhia dos grupos afros, Ara Ketu e Ilê Aiyê. O encerramento da folia acontece no dia 4 de março (terça-feira).



Clique aqui para acessar a programação completa dos blocos do Circuito Campo Grande.



Carnaval Pelourinho e Circuito Batatinha


Carlinhos Brown abre o Carnaval do Pelourinho na sexta-feira, dia 28. Com programação gratuita, a festa no Pelourinho, cujo tema é “Bahia Negra: Caymmi e Ilê”, também terá apresentações da cantora Márcia Castro (1º de março), Baiana System (2 de março), Lazzo Matumbi  (3 de março) e Mariene de Castro (4 de março) com participação de Margareth Menezes, além de vários grupos musicais e performances nas praças e ruas do Centro Histórico.



O Circuito Batatinha também acontece no Pelourinho e é destinado àqueles que gostam de curtir a folia ao estilo dos carnavais do passado, com bandas, fanfarras, pierrots e colombinas, entre famílias, num clima mais tranquilo.


Clique aqui para acessar a programação completa dos blocos que vão se apresentar no Circuito Batatinha.



Carnaval Pipoca


O "folião pipoca", aquele que não paga por abadás, corresponde à maior parte do público do Carnaval de Salvador. Por isso, cada vez mais atrações estão sendo planejadas para essas pessoas.



Além do Circuito Batatinha do Carnaval no Pelourinho e dos blocos nos bairros, alguns artistas comandam um esquema alternativo para que esse público também possa participar da festa nos circuitos tradicionais.



A cantora Daniela Mercury, uma das precursoras desse movimento, comandará a pipoca com seu trio elétrico alternativo na sexta-feira de Momo (28), no Circuito Barra Ondina (Dodô). No domingo (2), será a vez do cantor Saulo, ex-vocalista da Banda Eva, puxar um trio sem corda no Circuito Campo Grande (Osmar).



Outros artistas, como Léo Santana (Parangolé) e Márcio Victor (Psirico) também planejam baixar as cordas para fazer a alegria de quem não pode pagar por abadás.



Carnaval da Sinfônica


O "Baileconcerto" da Orquestra Sinfônica da Bahia abre o Carnaval da Cultura de Salvador, no domingo, 23 de fevereiro, às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, sob a regência do maestro Carlos Prazeres. Os ingressos, que custam R$ 1, começam a ser vendidos às 9h, no dia do espetáculo, com acesso imediato do público ao teatro.



A apresentação traz marchinhas clássicas de autores como Braguinha, Noel Rosa e Alberto Ribeiro, além de passear por canções que marcaram época com o surgimento dos primeiros trios elétricos.



Carnaval Rock


A praia de Piatã abrigará a 20ª edição do Palco Rock, maior festival de rock independente da Bahia e o primeiro festival de rock independente incluído nos carnavais do Brasil. A folia de roqueiros contará com a apresentação de 32 bandas (locais e de outros estados), de sábado (1) à terça-feira (4), das 18h30 às 3h30. Entre as atrações deste ano,  o show solo do cantor André Matos é considerado de destaque. O músico é conhecido pelos trabalhos com as bandas Viper, Angra e Shaman.



A organização do Palco Rock espera atrair cerca de 17 mil pessoas durante os quatro dias do evento. A entrada é gratuita.


Clique aqui para conferir a programação completa do Palco Rock.


* A programação divulgada pela Prefeitura de Salvador está sujeita a alterações.