Escritor João Ubaldo Ribeiro morre aos 73 anos

  • Por Agencia EFE
  • 18/07/2014 12h40

(Atualiza com mais informações).

São Paulo, 18 jul (EFE).- O escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, Prêmio Camões 2008, o mais importante concedido a autores de língua portuguesa, morreu nesta sexta-feira no Rio de Janeiro aos 73 anos de idade.

Autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O Sorriso do Lagarto” e “Viva o Povo Brasileiro”, Ubaldo sofreu uma embolia pulmonar nesta madrugada em sua casa, situada no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.

O escritor era membro da Academia Brasileira das Letras desde 1993, onde ocupava a cadeira 34, e trabalhava como jornalista em vários jornais do país, como “O Estado de São Paulo” e “O Globo”.

Ubaldo nasceu no dia 23 de janeiro de 1941, na cidade de Itaparica, na Bahia, embora tenha sido criado em Sergipe, onde viveu até os 11 anos com seu pai, professor e político. Ao longo de sua vida, o escritor também viveu em Portugal e na Alemanha.

Apesar de ter sido formado em Direito, no ano de 1962, Ubaldo nunca exerceu a profissão e, aos 21 anos, escreveu seu primeiro livro, “Setembro Não Faz Sentido”, sendo que, na sequência, vários deles foram traduzidos para mais de 10 idiomas.

Após tomar conhecimento da morte do escritor, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a literatura “perdeu um grande nome”.

“Neste momento de dor, presto minha solidariedade aos familiares, amigos e leitores”, informou a presidente através de uma nota.

O corpo do escritor será velado na sede da Academia Brasileira das Letras e, posteriormente, será enterrado no mausoléu da entidade, situado no cemitério de São João Batista, no bairro de Botafogo.

Por conta da ausência de uma de suas três filhas, que mora na Alemanha e não chegaria ao país em tempo, o enterro do escritor deverá ser realizado somente amanhã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.