Exposição em Madri mostra cotidiano de Almodóvar, Campanella e Reygadas

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2015 18h51

Madri, 28 jan (EFE).- O preto e branco e o formato panorâmico são as ferramentas fotográficas utilizadas por Óscar Fernández Orengo para mostrar o cotidiano de cineastas como Pedro Almodóvar, Juan José Campanella, Carlos Reygadas, Icíar Bollaín e Claudia Llosa.

Ao todo, 52 imagens compõem a exposição “Cineastas Contados… de ambos os lados”, que será inaugurada no próximo dia 3 na Casa de América, em Madri (Espanha), e que quis tirar “os diretores de cinema de seu local de trabalho para colocá-los na frente das câmeras em um lugar mais pessoal”.

Assim Campanella é visto através da janela de um café, Claudia Llosa aparece em cima de um telhado rodeada de antenas e Lisandro Alonso em um quintal em meio a roupas penduradas.

O objetivo do espanhol Óscar Fernández Orengo é criar um arquivo fotográfico documental da geração atual de cineastas, desde os mais populares até os de públicos mais minoritários, explicou nesta quarta-feira Casa de América em comunicado. A mostra é dividida em 27 fotografias de cineastas ibero-americanos nunca antes expostas e 25 retratos de cineastas espanhóis.

“Meu único desejo era continuar retratando o maior número possível de cineastas espanhóis e latino-americanos. Unir os diretores de cinema sem restrição alguma”, explica o fotógrafo na nota.

Dos mais consagrados aos novos, cineastas cultuados a aqueles que caíram no ostracismo.

“Me interesso por todos. Não julgo a qualidade da filmografia, somente o registro de sua existência”, garante. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.