Roma antecipa chegada do Natal com exposição de presépios

  • Por Agencia EFE
  • 27/11/2014 15h29

África Albalá Soria

Roma, 27 nov (EFE).- Há menos de um mês para o Natal, Roma inaugurou nesta quinta-feira a exposição internacional de presépios “100 presepi” que, através de mais de 200 representações de nascimentos de Jesus, pretende aproximar o público da capital italiana a esta tradição centenária.

A mostra, que poderá ser visitada na sala del Bramante, na Piazza del Popolo, até 6 de janeiro de 2015, reúne um total de 212 presépios e revela ao espectador como este costume está vivo em distintas culturas de todo o mundo.

Para oferecer uma visão global ao visitante, a mostra abriga 82 presépios procedentes de 42 países diferentes e 130 reproduções de nascimentos provenientes de diversas regiões italianas.

“Apresentamos esta exibição como um exemplo de multiculturalismo e universalidade”, apontou a assessora da Cultura de Roma, Giovanna Marinelli.

Nesta linha, a representante da Prefeitura de Roma no ato destacou a firmeza desta iniciativa na capital italiana e que a exposição “100 presepi” é uma mostra sem a qual “parece que falta algo ao Natal”.

Um dos principais objetivos da exibição é recuperar o valor da família e conscientizar o público de sua importância através dos presépios, segundo apontou o subsecretário de Estado de Justiça, Cosimo Maria Ferri.

“Em uma época dominada pelas tecnologias, na qual os jovens estão cada vez mais isolados, é imprescindível parar para pensar em casa e retomar o costume de fazer coisas com a família. E esta é a mensagem que também transmitem estes nascimentos”, ressaltou Ferri.

Uma das principais novidades desta 39° edição da mostra é a coleção de presépios de coral provenientes do município napolitano de Torre do Greco.

Esta cidade, reconhecida pelo uso deste material em joalheria, apresenta presépios talhados minuciosamente à mão em distintas variedades de coral.

“Esta coleção reúne a secular tradição napolitana dos nascimentos com o artesanato típica de Torre do Greco. Trata-se de uma utilização completamente diferente deste material”, explicou o presidente da Associação de Produtores de Coral (Assocoral), Tomasso Mazza.

Mazza destacou a técnica para elaborar estas peças, por causa da dificuldade no tratamento do coral, “já que a incisão necessita uma grande precisão”.

A inauguração da mostra contou também com um presépio vivo, protagonizado por crianças de entre quatro e cinco anos da escola romana “Il Giardino Incantato”.

Esta cerimônia foi dedicada, nesta ocasião, ao célebre arquiteto e pintor Donato Bramante, por ocasião do quinto centenário da morte do artista.

Para comemorar este aniversário, as crianças que deram vida ao presépio desfilaram na Igreja de Santa Maria del Popolo com prendas típicas do século XVI e mostraram ao público imagens das principais obras do artista italiano.

Até a conclusão da exibição, no Dia de Reis, a mostra oferecerá também atividades infantis como a oficina “O presépio como jogo”, no qual os menores poderão construir suas próprias figuras do presépio orientados por professores e estudantes da Academia de Belas Artes de Roma.

Este ano a oficina se centra na técnica asiática do origami e os participantes poderão elaborar mediante folhas de papel não só personagens do presépio tradicional, mas figuras próprias da Festa da Primavera, a realização tradicional chinesa.

Para a ocasião, o especialista em origami Su Chuo-Ying ministrou cursos de formação aos responsáveis dos oficinas para alcançar um correto conhecimento da técnica. EFE

aas/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.