“Todos se amam, mas não tem afeto”, diz Emílio Orciollo sobre “Familia Lions”

  • Por Jovem Pan
  • 27/09/2015 19h33

Elenco da peça "Família Lions"

Divulgação Família Lions

Em cartaz com a peça “Família Lions”, escrita originalmente por Nicky Silver, o ator Emílio Orciollo Netto conversou sobre o espetáculo com a Jovem Pan e, entre muitas outras colocações, classificou a peça como uma comédia dramática. “Falando a verdade de uma forma engraçada, e as pessoas acabam rindo e se comovendo com o espetáculo”, explica.

De acordo com o ator, a história da pela se passa no quarto de hospital do pai da família (Rogério Froes) que, ao descobrir um câncer terminal, recebe visitas da família toda para que se despeçam do patriarca. “Nesse encontro de despedida, as revelações todas são feitas, todas as brigas, as coisas mal resolvidas, tudo o que todo mundo tinha para falar e nunca quis falar acaba sendo dito”, conta Orciollo Netto.

Seu personagem, por exemplo, o filho Curtis, é um homem homossexual que nunca teve sua sexualidade aceita pela família. “E é muito oportuno falar sobre isso hoje em dia, nesse momento de intolerância que a gente vive, seja ela política, social ou sexual, as pessoas estão cada vez menos conseguindo conviver com a diversidade”, comenta o ator. “E a gente coloca isso tudo no espetáculo. Então muita gente se identifica com a peça e com essa família desestruturada, que ao mesmo tempo é muito próxima e muito fatível. As pessoas realmente se veem nessa família de alguma forma”.

Na opinião dele, inclusive, é essa realidade na peça que a torna tão engraçada: “quando você quer fazer graça você não consegue. A graça vem da identificação e através da verdade”. Para explicar melhor, ele ainda cita Chico Anysio, que dizia ‘o humor é engraçado quando é engraçado’.

“Uma coisa que eu acho muito interessante no nosso espetáculo é que todos se amam, mas não tem afeto. Eles não conseguem se relacionar, não têm carinho um pelo outro. É uma linha muito tênue você ter amor e você dá afeto. Você pode até falar, mas quero saber como você realiza esse amor de uma maneira real. E essa família é uma família que não consegue se tocar. É uma família que é conturbada”, completa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.