Raul Seixas ensinou Paulo Coelho a tocar violão

  • Por Jovem Pan
  • 01/09/2014 07h33
DIVULGAÇÃO Raul Seixas morreu em 21 de agosto de 1989

No ano do aniversário de 25 anos de morte de Raul Seixas, Tuta e Nilton Travesso selecionaram depoimentos do compositor sobre episódios importantes da vida dele. Talvez um pouco da revolta do Maluco Beleza se deva ao ano de mascimento dele, que foi justamente quando a bomba de Hiroshima era lançada, em 1945. “Nasci quando a bomba estava caindo, aí peguei aquela fase toda do movimento de rebeldia conrta alguma coisa que não se sabia o que era”, descreve ele, contando que usava blusão de couro aos nove anos de idade e aos 12 anos formou o grupo Os Panteras.

O Pai do Rock Brasileiro acreditava que rock é muito mais que o ritmo, é um fenômeno sociológico. “Eu acho que tudo é rock. Samba é rock, Chico Buarque canta rock. Não o Rock & Roll – a dança – mas rock. É um grupo de pessoas que faz um determinado tipo de trabalho”, definiu ele.

Um momento curioso em sua carreira aconteceu em 1969, quando era produtor da CBS e viu uma matéria sobre discos voadores da revista Pomba, na qual Paulo Coelho trabalhava. Em busca de mais informações sobre as naves, procurou o autor da reportagem e conheceu Coelho. Acabaram conversando e Raul o ensinou a tocar violão. “Ele não sabia nada sobre acorde, então ensinei a ele”, relembrou o compositor.

Confira no áudio os depoimentos de Raul Seixas e as músicas Gita e Eu nasci há dez mil anos atrás.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.