Relembre a carreira de Miltinho, o pandeirista que era cantor e compositor

  • Por Jovem Pan
  • 11/09/2014 07h46
Música: Milton Santos de Almeida, o Miltinho, cantor carioca posa para foto, no Rio de Janeiro, RJ. (Rio de Janeiro, RJ, 05.03.2008. Foto de Rafael Andrade/Folhapress) Folhapress Miltinho

Miltinho, nascido no Rio de Janeiro na década de 1920, faleceu no último domingo (7), aos 86 anos. Tuta e Nilton Travesso fazem uma homenagem ao cantor pela bela vida e carreira. Os Dois Diretores concordam que suas músicas trazem uma ginga, balanço e afinação que o destacam no meio musical.

A dupla selecionou um depoimento da década de 1960 em que Miltinho descreve como ganhou um pandeiro do pai, aos cinco anos de idade, e que isso o ajudou mais tarde quando cantava. “O pandeirista conta o tempo na cabeça, e não no pé”, disse ele. Uma das características que o ajudaram a conquista o sucesso que conquistou foi cantar “dois tempos atrasado”. “A harmonia sai na frente. Naquela época todo mundo cantava na cabeça da nota”, explicou ele.

Com a habilidade de fazer da primeria à quinta voz, Miltinho fez parte de diversos grupos vocais, como Namorados da Lua, Anjos do Inferno e Quatro Ases. Confira o depoimento completo do cantor e a canção Mulher de 30, que foi escrita por ele.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.