No dia 14 de abril de 1963, o ator Sidney Poitier recebeu Oscar de Melhor Ator por sua atuação no filme “Lilies of the Field". Ele foi o primeiro negro a receber a cobiçada estatueta do prêmio máximo do cinema.

Em 2002, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood entregou a Sidney Poitier outro Oscar, por sua trajetória e apoio à abertura do cinema à diversidade racial. Ele recebeu o prêmio das mãos de Denzel Washington, que, naquele ano, fora o vencedor na categoria de Melhor Ator, 40 anos depois da conquista de Sidney.

Entre os 40 filmes da carreira de Sidney Poitier destacam-se “Rebelião nas Salas”, “Ao Mestre com Carinho” e ainda “Adivinha Quem Vem para Jantar”. Em 2002, o Oscar premiou um ator e uma atriz negros: Halle Berry, por “A Última Ceia”, e Denzel Washington, por “Dia de Treinamento”.

Em 2006, Jamie Foxx e Morgan Freeman receberam Oscar na categoria de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, em uma festa apresentada por Chris Rock. Em seu discurso de agradecimento, Jamie Foxx não esqueceu de mencionar Sidney Poitier.