Há 5 anos, Disney comprava Lucasfilm: 5 presentes que os fãs de “Star Wars” ganharam

  • Por Júlia Paolieri e Cleberson Alcantara/ Jovem Pan
  • 30/10/2017 17h54 - Atualizado em 30/10/2017 18h09
Reprodução "O Despertar da Força" foi só o começo dos projetos da Disney

Há 5 anos, a Walt Disney Company anunciava uma das maiores surpresas do mundo do cinema. Em 30 de outubro de 2012, o estúdio comprou a Lucasfilm de seu fundador, George Lucas, pelo valor de US$4,05 bilhões. No mesmo dia, a Disney aproveitou para anunciar a produção de um novo filme da saga, divulgado na época como “Episódio VII”. Esse era apenas o começo das surpresas que os fãs iriam receber.

Nos últimos 5 anos, a Disney deu uma nova força à “galáxia tão tão distante”, que nunca perdeu o título de um dos maiores clássicos do cinema, mas permanecia congelada como Han Solo em “O Império Contra Ataca”.

Desde antes do lançamento de “Star Wars – Episódio VII”, que se tornou “Star Wars: O Despertar da Força”, a saga de George Lucas deixou de ser tratada apenas como um produto para o círculo de fãs dedicados e voltou a ser produto mainstream, conseguindo atrair cada vez mais admiradores.  

Além dos novos filmes, a Disney conseguiu expandir o universo criado por George Lucas e deu aos fãs uma galáxia de surpresas e inovações. Relembre alguns dos “presentes” que a compra rendeu:

 

Nova saga principal

A Disney soube se manter fiel às raízes do universo de George Lucas e, ainda assim, reinventou a história sob os olhos atentos e apreensivos dos fãs. A principal mudança (mais do que acertada) foi a criação de uma nova saga principal, passada à nova geração de personagens pelos icônicos Luke, Leia, Han Solo e George Lucas.

A nova saga principal, liderada por Rey, Kylo Ren, Finn, Poe Dameron e BB-8 conquistou fãs por mérito próprio e deram uma continuidade à altura dos filmes originais.

 

 

 

Novos (e queridos) personagens

Grande parte do sucesso de “Star Wars” sempre foram os personagens clássicos da saga: R2-D2, C-3PO, Yoda, Chewbacca, e claro, Darth Vader. Para os novos Episódios, a Disney sabia da responsabilidade de criar personagens que conseguissem conquistar os fãs – e não cair no erro de repetir o insucesso de Jar Jar Binks na trilogia dos anos 2000.

O resultado não poderia ser melhor: o droid BB-8 ganhou os fãs logo que apareceu no trailer de “O Despertar da Força”. E a Disney continua a acertar: o trailer de “Os Últimos Jedi” introduziu uma nova espécie que chamou atenção, os porgs.

 

 

 

Histórias além da sequência

Por 40 anos anos desde o lançamento de “Uma Nova Esperança”, os fãs tiveram a curiosidade de saber a origem dos seus personagens favoritos e detalhes da história que não foi contada ao longo dos seis filmes da saga. Isso começou a mudar com o compromisso da Disney em lançar um filme de “Star Wars” por ano – uma da trilogia principal e outra com uma trama paralela.

Foi assim que surgiu “Rogue One: Uma História Star Wars”, lançado em 2016, com um roteiro que se passa antes da trilogia clássica: o roubo dos planos da Estrela da Morte (destruída por Luke e companhia no filme de 1977). Para 2018, no intervalo entre os Episódios VIII e IX, a Disney vai lançar um filme sobre um dos personagens  mais queridos dos fãs, o mercenário Han Solo, que ganhou o título de “Solo – Uma História Star Wars”.

 

 

Organização do universo Star Wars

Livros e quadrinhos sobre “Star Wars” sempre existiram, mas a Disney organizou a “bagunça” que eram os produtos relacionados à franquia criada por George Lucas. Após a compra, a empresa fez uma jogada semelhante ao que é feito com os filmes e séries da Marvel e colocou todos os produtos relacionados a Star Wars numa única linha do tempo.

Assim, todos os quadrinhos (que hoje são feitos pela Marvel), livros, games e animações têm o seu lugar dentro do “cânone” e estão relacionados entre si – para se ter uma ideia, existem 20 livros que servem de introdução para o filme “O Despertar da Força”. Ficou decidido, inclusive, que tudo que foi publicado sobre “Star Wars” antes da Disney será tratado como “Legends” e não fará parte da história oficial da saga. 

 

 

 

Parque temático

“Star Wars” já tem atrações dedicadas ao filme em alguns parques da Disney, mas com a compra da Lucasfilm, o estúdio prometeu dar ao universo a sua área própria. Para isso, a Disney irá fazer a maior expansão de um universo em toda a história do parque – serão 14 hectares para a novidade.

O parque de “Star Wars” será inaugurado em 2019, junto com a estreia do “Episódio IX” nos cinemas, e os detalhes já revelado da atração deixaram os fãs histéricos.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.