Nova temporada de Narcos colocará DEA contra Cartel de Cali

  • Por Adriano Sarafim/Jovem Pan
  • 31/08/2017 15h04 - Atualizado em 31/08/2017 15h09
Divulgação Com Wagner Moura nas primeiras temporadas, "Narcos" é a campeã de audiência na Netflix

A terceira temporada de Narcos estreia nesta sexta-feira (1), agora com um novo alvo após o fim de Pablo Escobar e consequentemente do Cartel de Medellín. O agente Javier Peña (Pedro Pascal) e o Departamento Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) terão que lidar com a ascensão do Cartel, que chegou a controlar 80% do tráfico de cocaína no país norte-americano.

Mas agora sem a figura famosa de Escobar (Wagner Moura) como vilão, quem são os novos antagonistas da produção? O Cartel rival de Medellín foi liderado pelos irmãos Rodríguez Orejuela, que usavam empresas de fachada para realizar a lavagem de dinheiro.

Como foi visto principalmente na segunda temporada de Narcos, Cali agia de uma forma menos chamativa do que a rival Medellín. Enquanto Escobar deixava as suas ações bem visíveis para as autoridades colombianas, os irmãos Rodríguez atuavam nas sombras, conseguindo contatos influentes em diversas esferas de poder.

Na década de 1990, logo após a morte de Escobar, Cali se envolveu numa polêmica que acabou expondo as suas operações. O Cartel foi acusado de financiar a campanha de Ernesto Samper, o que fez o político ter como prioridade a caça aos líderes e destruição de suas operações de narcotráfico.

Gilberto Rodríguez

ReproduçãoGilberto Rodríguez foi um dos fundadores do Cartel de Cali ao lado do irmão Miguel, na década de 1970. Ele era conhecido como a cabeça pensante do grupo e sempre foi adverso a usar a violência para conseguir seus objetivos, preferindo subornar quem precisasse.

Ele foi preso em 1995, após ser encontrado escondido em um armário. Foi condenado a 15 anos de prisão em 1997, mas acabou sendo libertado em 2004. Não demorou muito para que voltasse a contrabandear e acabou novamente atrás das grades, dessa numa prisão norte-americana, por mais 30 anos.

Miguel Rodríguez

ReproduçãoMiguel era quem coordenava as operações de distribuição das drogas para os Estados Unidos e esteve muito ativo na batalha para derrubar Escobar e Medellín. Teve um fim semelhante ao irmão, sendo preso em 1995 e extraditado aos Estados Unidos dez anos depois, onde cumpre 30 anos de cadeia.

 

 

Pacho Herrera

ReproduçãoHélmer Pacho Herrera já foi visto na temporada anterior de Narcos. Responsável pela conexão de Cali com o México e a distribuição de cocaína para fora do país. Ele se rendeu às autoridades em 1996, mas foi assassinado na prisão em 1998, aos 47 anos. Pacho era homossexual assumido.

 

 

Chepe Santacruz Londono

ReproduçãoNas prévias da terceira temporada da série, Chepe Londono já demonstra ser um dos líderes mais violentos do Cartel de Cali. Ele também foi preso em 1995, mas conseguiu escapar da cadeia poucos meses depois.

A sua fuga foi um dos motivos que fez os Estados Unidos cortarem o apoio a Colômbia contra o narcotráfico. Ele foi morto pela polícia em Medellín pouco tempo depois, quando tinha 53 anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.