Número de protagonistas femininas em Hollywood caiu em 2017

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2018 13h21 - Atualizado em 25/02/2018 13h23
Divulgação Jennifer Lawrence em cena de "Mãe!"

Mesmo em meio às diversas campanhas promovidas pelas mulheres do meio cinematográfico no último ano (do combate ao assédio sexual à luta por igualdade salarial), um estudo revelou que ainda há um longo caminho para se trilhar. Divulgado pela IndieWire, o material da Universidade de San Diego mostrou que a quantidade de protagonistas femininas em Hollywood em 2007 foi menor que a de 2016.

De acordo com a pesquisa, as mulheres protagonizaram apenas 24% dos 100 filmes com as maiores bilheterias do ano – queda de 5% em relação ao ano anterior. Além disso, 32% das produções tiveram 10 ou mais personagens femininas com falas, enquanto 79% tiveram homens. “Os números ainda não refletem os pedidos de uma mudança massiva na indústria do cinema”, disse a Dra. Martha Lauzen, do Centro de Estudo das Mulheres na Televisão e nos Filmes da universidade.

As campanhas promovidas pelas profissionais da indústria, entre elas #MeToo e Time’s Up, serão retratadas, inclusive, por Jennifer Lawrence em uma série documental que ela produzirá com Catt Sadler. Ainda não foram divulgados maiores detalhes do projeto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.