Com gol no último minuto, Suíça bate o Equador e evita 1º empate da Copa

  • Por Jovem Pan
  • 15/06/2014 14h54

Seferovic celebra gol que deu a vitória para a Suíça

AFP Confira todas as emoções de Suíça e Equador

Em jogo bastante movimentado, Suíça bateu o Equador, em mais uma virada na Copa do Mundo, com o placar de 2×1, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Na primeira etapa, os equatorianos chegaram ao gol com Valencia. No segundo tempo, no entanto, Mehmed saiu do banco para igualar o resultado. Com muita emoção, no último lance da partida, os europeus conseguiram o gol, com Seferovic.

Uma das grandes armas do Equador durante as eliminatórias da Copa – além da altitude – foi a bola aérea, algo bastante explorado na partida. Apostando nos cruzamentos de Ayoví, os sul-americanos abriram o placar. Porém, os suíços conseguiram o empate, curiosamente, usando a estratégia dos adversários.

Na correria do final de jogo, com o confronto aberto, o primeiro empate do Mundial foi evitado e a Suíça levou a melhor em rápido contra-ataque.

Na próxima rodada, a Suíça enfrenta a França, na sexta-feira (20), na Arena Fonte Nova. No mesmo dia, o Equador pega Honduras, na Arena da Baixada.

O Jogo

Os dez primeiros minutos da partida ficaram marcados pela marcação pressão na saída de bola de ambas as seleções. Com a dificuldade para trocar passes nos campos de defesa, as equipes abusaram de lançamentos longos e jogadas pelas laterais do campo.

A primeira finalização veio somente aos 12 minutos, dos pés do suíço Xhaka com chute de longe que assustou o goleiro Domínguez, que estava um pouco adiantado. Pouco depois, o principal nome da Suíça, Shaqiri, carregou a bola pelo meio de campo, passou por dois adversários e chutou levando perigo para a defesa do arqueiro equatoriano.

Justamente quando os europeus pressionavam na partida, Ayovi cobrou falta pela esquerda, na cabeça de Valencia, que subiu livre de marcação e mandou para o fundo do gol.

O placar adverso fez com que a partida ganhasse qualidade, com a Suíça pressionando e o Equador explorando os contra-ataques. Aos 27 minutos, Shaqiri fez ótimo cruzamento para Stocker, que desviou rente ao travessão equatoriano.

Ao final da primeira etapa, os suíços pressionaram e tiveram boas chances, especialmente com Inler, que experimentou finalização de muito longe, pela esquerda, que passou triscou a trave.

No primeiro lance do segundo tempo, a Suíça chegou ao empate. Rodríguez cobrou escanteio com primor na cabeça de Mehmed, que havia acabado de entrar, para balançar as redes.

Aos 14 minutos, Valencia fez grande jogada pela entrada da área e acertou belo chute que acertou a rede pelo lado de fora do gol e quase colocou o Equador na frente. Montero também explorou os espaços deixados por Lichsteiner pela esquerda e por muito pouco não marcou.

Na metade da etapa final, a Suíça aumentou a pressão, subindo com velocidade. A equipe chegou a ter um gol bem anulado, com Drmic, que estava em posição de impedimento após aproveitar confusão da zaga. No finalzinho, o Equador ainda teve cobrança perigosa de falta com Arroyo.

Aos 48 minutos do 2º tempo, Rodríguez aproveitou bobeira de equatoriano no campo de ataque, roubou a bola, avançou pelo gramado e cruzou na medida para Seferovic mandar para o fundo do gol e decretar a vitória suíça.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.