Com maioria ‘estrangeira’, Japão divulga convocados para Copa

  • Por Jovem Pan
  • 12/05/2014 09h04
Cameroon's striker Samuel Eto'o (R) and Japan's midfielder Keisuke Honda gesture to one another during their Group E first round 2010 World Cup football match on June 14, 2010 at Free State stadium in Mangaung/Bloemfontein. NO PUSH TO MOBILE / MOBILE USE SOLELY WITHIN EDITORIAL ARTICLE - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS (Photo credit should read GABRIEL BOUYS/AFP/Getty Images) DIVULGAÇÃO/ADIDAS Autor do gol da vitória japonesa

Detentor do melhor desempenho nas Eliminatórias Asiáticas para Copa do Mundo deste ano, o Japão já sabe quais serão os 23 atletas que representarão sua seleção na competição em território brasileiro. Nesta segunda-feira, o treinador italiano Alberto Zaccheroni divulgou a lista de convocados, que conta com mais jogadores atuando no futebol europeu do que no próprio país.

Entre os 23 atletas lembrados pelo técnico, 12 atuam por equipes europeias. Os principais destaques ficam por conta do meio-campista Keisuke Honda (Milan), do atacante Shinji Kagawa (Manchester United) e do lateral esquerdo Yuto Nagatomo (Internazionale). O lateral direito Atsuto Uchida é outro atleta prestigiado no cenário internacional.

Os jogadores se apresentam ao técnico italiano no próximo dia 21 e seguem em programação de treino nos quatro dias seguintes. Já no dia 27 de maio, enfrenta o Chipre em duelo amistoso, no Estádio de Saitama.

Ausente da Copa do Mundo até 1998, o Japão realizou sua estreia na França, quando acabou sucumbindo em suas três partidas, diante de Argentina (1 a 0), Croácia (1 a 0) e Jamaica (2 a 1).  Em 2002, sediou a competição em parceria com a Coreia do Sul e acabou eliminado nas oitavas de final.

Bastante prestigiado no país asiático, o ex-meio-campista Zico assumiu o comando do Japão na Copa do Mundo de 2006. Entretanto, com atletas de nível inferior aos rivais, não conseguiu vaga para a fase de mata-mata, perdendo, inclusive, por 3 a 0 para o Brasil. Já em 2010, novamente atingiu as oitavas de final, sendo eliminado nos pênaltis pelo Paraguai.

O Japão está classificado no Grupo C da Copa do Mundo deste ano, onde mede forças com Colômbia, Grécia e Costa do Marfim. A estreia no torneio está prevista para 14 de junho, às 22 horas (de Brasília), quando mede forças com a equipe africana, na Arena Pernambuco.

Goleiros
Eiji Kawashuima (Standarg Liége/Bélgica)
Shusaku Nishikawa (Urawa Reds)
Shuichi Gonda (Tokyo FC)

Defensores
Yasuyuki Konno (Gamba Osaka)
Masahiko Inoha (Jubilo Iwata)
Yuto Nagatomo (Internazionale/Itália)
Masato Morishige (Tokyo FC)
Atsuto Uchida (Schalke 04/Alemanha)
Maya Yoshida (Southampton/Inglaterra)
Hiroki Sakai (Hannover 96/Alemanha)
Gotoku Sakai (Stuttgart/Alemanha)

Meio-campistas
Yasuhito Endo (Gamba Osaka)
Makoto Hasebe (Nuremberg/Alemanha)
Toshihiro Aoyama (Sanfrecce Hiroshima)
Hotaru Yamaguchi (Cerezo Osaka)
Keisuke Honda (Milan/Itália)

Atacantes
Yoshito Okubo (Kawasaki Frontale)
Shinji Okazaki (Mainz 05/Alemanha)
Shinji Kagawa (Manchester United/Inglaterra)
Hiroshi Kiyotake (Nuremberg/Alemanha)
Yoichiro Kakitani (Cerezo Osaka)
Manabu Saito (Yokohama Marinos)
Yuya Osako (Munique 1860/Alemanha)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.