Falta uma semana para convocação do Brasil e restam 5 mistérios

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2018 10h19 - Atualizado em 07/05/2018 10h20
Pedro Martins / MoWA Press Tite encerrou período de observações neste domingo (6)

Daqui a uma semana, no dia 14 de maio, o técnico Tite vai convocar os 23 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018. É impossível prever como será a lista, mas ele deu muitas pistas ao longo dos últimos meses. Então dá para interpretar essas dicas e concluir que apenas 5 vagas estão abertas – ou pelo menos são mistérios não revelados pelo técnico até agora.

Em fevereiro, após entrevistas para sites brasileiros, Tite confirmou os nomes de 16 jogadores que com certeza estarão na convocação. Além destes, mais dois jogadores podem considerar que estão praticamente dentro: Douglas Costa, porque tem moral com Tite e principalmente pelo ótimo desempenho no final da temporada da Juventus; e Filipe Luis, porque se recuperou de lesão rapidamente e ganhou elogios importantes da comissão técnica – Sylvinho disse que ele é “o jogador que que queremos”.

Portanto, é possível listar 18 jogadores provavelmente estarão na convocação.

Goleiros: Alisson e Ederson
Laterais: Daniel Alves, Marcelo e Filipe Luis
Zagueiros: Miranda, Marquinhos e Thiago Silva
Meio-campistas: Casemiro, Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto
Pontas: Neymar, Philippe Coutinho, Willian e Douglas Costa
Centroavantes: Gabriel Jesus e Roberto Firmino

Então resta definir o 3º goleiro, o 4º zagueiro, o lateral direito reserva e dois jogadores que atuam do meio para frente.

Cássio, Pedro Geromel e Danilo pintam como favoritos nas 3 posições iniciais citadas. Entre os 2 atletas mais ofensivos é que existe o maior mistério. É difícil saber até as posições dos jogadores que serão chamados. É possível que Tite convoque desde volantes versáteis até um centroavante. Nas convocações que fez até agora ele realizou diversos testes, com jogadores de diferentes posições e características, como Arhur, Fred, Giuliano, Rodriguinho, Talisca, Taison e Willian José.

Tite e a comissão técnica já encerraram as observações em estádios. As últimas foram neste domingo (6), quando auxiliares viram jogos do Shandong Luneng (time do zagueiro Gil) e Besiktas (time de Talisca). Ao todo, nos últimos dois meses, foram vistas quase 20 partidas “in loco”.

Agora o técnico provavelmente passará a última semana observando o resultados de tantas observações. Mas não dará mais pistas e esconderá os 5 mistérios até 14 de maio, segunda-feira, às 14h (de Brasília).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.