De “quarta força” a campeão: os fatores que levaram o Corinthians ao título paulista

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2017 13h16
Confira imagens da final do Paulistão entre Corinthians x Ponte Preta Estadão Conteúdo Confira as imagens da final do Campeonato Paulista

O Corinthians superou prognósticos negativos que o colocavam como a “quarta força” do Estado e conquistou o 28º Campeonato Paulista da sua história com um convincente placar agregado de 4×1 em cima da Ponte Preta (3 a 0 na ida em Campinas e 1×1 em Itaquera). O Alvinegro levantou a taça com uma campanha de 11 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas em 18 jogos.

Neste período, o Corinthians deixou para trás problemas políticos, como a tentativa de impeachment do presidente Roberto de Andrade, a falta de reforços de peso, como nas tentativas frustradas de contratar Drogba, William Pottker e Valdívia, e a desconfiança no treinador e no elenco para alcançar mais um título.

A Jovem Pan Online listou cinco fatores que levaram o Timão a conquistar mais um Campeonato Paulista. Confira:

“Rei dos clássicos”

Jô voltou ao Corinthians, seu time de origem, em 2017 e logo se tornou o mais querido pela torcida alvinegra. O motivo é simples. O atacante de 30 anos marcou cinco dos seus seis gols em cima dos rivais. Foram dois contra o Palmeiras e Santos e outros três no São Paulo.

Fábio Carille

Muita gente duvidava de que Fábio Carille tivesse algum sucesso quando assumiu em definitivo o comando do Corinthians. Entretanto, o jovem treinador de 43 anos mostrou que os anos trabalhando com Tite foram muito importantes no seu desenvolvimento, tanto que desbancou outros dois nomes desta nova geração, Rogério Ceni e Eduardo Baptista, para terminar com a taça. Ao contrário dos seus concorrentes, Carille não contou com reforços milionários e conseguiu montar um time competitivo aproveitando-se dos ótimos talentos que o Corinthians lapidou na base.

“Terrão”

Atendendo a uma exigência antiga da torcida, o Corinthians passou a dar atenção aos jogadores que vinham acumulando títulos nos campeonatos sub-18 e sub-20. É o caso de Maycon, Pedro Henrique, Léo Santos e Léo Jabá, responsáveis por cinco dos 21 gols marcados no Campeonato.

Reforços pontuais

As tentativas falhas de trazer reforços de peso acabaram virando motivo de piadas neste começo de ano. Porém, os poucos contratados do Corinthians neste ano atenderam bem as necessidades do time e foram essenciais para a conquista deste título. Além de Jô, vale citar o retorno de Jadson e as chegadas do zagueiro Pablo e do volante Gabriel.

Quarta força?

A alcunha dada por jornalistas e torcedores rivais após o fraco desempenho no Campeonato Brasileiro do ano passado serviu de motivação para o elenco e a comissão técnica. À medida que o Corinthians avançava e seus rivais, derrotados pelo Timão nos clássicos, ficavam pelo caminho, Fábio Carille e seus comandados faziam questão de lembrar da alcunha que fora atribuída ao time. “Nós hoje somos a primeira força. Entre os quatro, os outros três já estão fora”, brincou o comandante alvinegro em uma das suas entrevistas coletivas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.