Em clima de tensão e com estreia do Brasil, Jogos Paralímpicos começam amanhã

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2014 15h43

Redação Central, 6 mar (EFE).- Mais de 550 atletas disputarão a partir desta sexta-feira dos Jogos Paralímpicos de Inverno, que acontecerão na cidade russa de Sochi, em meio ao clima de tensão no Leste Europeu, e com a estreia do Brasil no evento.

Países como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido não enviarão delegações oficiais, apenas atletas, como protesto pela intervenção russa na Crimeia, na Ucrânia. O Comitê Olímpico Ucraniano, por sua vez, só divulgará amanhã se participará ou não dos Jogos.

O Brasil, um dos três países – os outros são Turquia e Uzbequistão – estreantes do evento, terá dois atletas, Andre Cintra, do snowboard, e Fernando Aranha, do esqui cross-country. A dupla, e suas respectivas comissões técnicas chegarão nesta quinta-feira a Vila Olímpica.

Caberá a Cintra, de 34 anos, que teve a perna direita amputada após um acidente de moto, quando tinha 18, a honra de ser o porta-bandeira na cerimônia de abertura.

“Será uma grande honra poder carregar a bandeira do Brasil. Estou muito feliz. É impossível não se emocionar se pensarmos que estamos, aqui, representando o país, pela primeira vez”, disse Andre, em declaração publicada no site do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Nas pistas de gelo de Adler e nas montanhas de Krasnaya Polyana estarão em jogo 72 medalhas de ouro, esqui alpino, biatlo, esqui cross country, hóquei no gelo, curling em cadeira de rodas e a única novidade da lista, o snowboard.

Nesta sexta-feira acontecerá a abertura dos Jogos, que acontecerá até o próximo dia 16. A cerimônia culminará com o acendimento da pira, depois de o fogo paralímpico cruzar 45 cidades russas e a inglesa Stoke Mandeville, onde nasceram os Jogos.

Em Vancouver, quatro anos atrás, a Alemanha levou a melhor no quadro geral de medalhas, mas ninguém se surpreenderia com uma nova vitória russa, como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Inverno, que foram encerrados no dia 23 de fevereiro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.