0:00
0:00

Fila, DVD e entrega: relembre duelos que fizeram de Corinthians x Inter um clássico

  • Por Jovem Pan
  • 17/03/2017 21h39
Montagem / Estadão Conteúdo / TwitterMontagem / Estadão Conteúdo / TwitterTítulos

Para quem imaginava que Corinthians e Internacional não iriam se enfrentar em 2017, já que os gaúchos foram rebaixados para a Série B do Brasileirão na temporada passada, o sorteio da Copa do Brasil realizado nesta sexta-feira se encarregou de colocar paulistas e gaúchos frente a frente mais uma vez.

Os dois times que viram a rivalidade entre si se intensificar nos últimos anos, vão se enfrentar pela quarta fase da competição nacional em abril. Para refrescar a memória dos torcedores, a Jovem Pan relembra cinco encontros marcantes que ajudaram a transformar o duelo entre alvinegros e colorados em um dos mais disputados do país. Confira:

Campeonato Brasileiro de 1976

Antes mesmo do polêmico Brasileirão de 2005, Corinthians e Internacional se envolveram em uma disputa acirrada pelo campeonato nacional de 1976 – paulistas e gaúchos se enfrentaram na final do Brasileirão daquele ano. Embalados pela classificação na semifinal diante do Fluminense, em pleno Maracanã, no jogo que ficou conhecido com a Invasão Corintiana, o time alvinegro foi até o Beira-Rio enfrentar o Internacional, que buscava o bi.

E os donos da casa levaram a melhor. No dia 12 de dezembro de 1976, apoiados por quase 80 mil torcedores, o Colorado do Rio Grande do Sul venceu o Corinthians pelo placar de 2 a 0, com gols de Dadá Maravilha e Valdomiro. O resultado manteve os paulistas mais um ano na fila de títulos, que acabou sendo encerrada apenas em 1977, com o Timão batendo a Ponte Preta na decisão do Campeonato Paulista.

Campeonato Brasileiro de 2005

O Brasileirão de 2005 poderia ser considerado uma revanche para os corintianos, campeões nacionais naquele ano com os colorados na segunda posição. No entanto, a competição ficou manchada por um escândalo envolvendo o árbitro Edílson Pereira de Carvalho, que foi preso pela polícia acusado de manipular resultados de jogos para favorecer empresários de sites de apostas.

Em uma decisão bastante contestada, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Luiz Zveiter, determinou que 11 jogos apitados pelo árbitro fossem anulados e que os mesmos fossem disputados novamente. A decisão do STJD acabou beneficiando o Corinthians, que conseguiu ultrapassar o Internacional, ficando com três pontos à frente na tabela de classificação.

Campeonato Brasileiro de 2007

Em 2007, ano que marcou o rebaixamento do Corinthians no Campeonato Brasileiro, as duas equipes voltaram a se envolver em mais uma grande polêmica. Os corintianos acusaram os colorados de entregar a última partida do Brasileirão para o Goiás, concorrente direto do time paulista na luta contra o rebaixamento. Naquela rodada, o Corinthians precisava vencer o Grêmio e torcer por um tropeço do Goiás, contra o Internacional, o que não aconteceu.

Copa do Brasil de 2009

Corinthians e Internacional voltaram a se enfrentar na decisão da Copa do Brasil em 2009. E mais uma vez, os dois times se envolveram em polêmica. Na primeira partida, disputada no Pacaembu, os paulistas venceram por 2 a 0. Logo após o duelo, o então presidente colorado, Fernando Carvalho, mostrou um DVD com uma série de erros que supostamente favoreciam o Corinthians ao longo da competição e nos primeiros 90 minutos da decisão.

A atitude do dirigente colorado revoltou a diretoria alvinegra, que logo rebateu. Com a bola rolando, o Corinthians segurou a vantagem e através de um empate em 2 a 2 no Beira-Rio se sagrou campeão novamente sobre o Internacional. Durante o duelo da volta, o meia D’Alessandro correu atrás do zagueiro William, tentando arrumar confusão com o zagueiro e acabou expulso. Uma cena que lembrou as antigas comédias pastelão.

Brasileirões de 2014 e 2016

Durante o Brasileirão de 2014, alvinegros e colorados não disputaram títulos, mas não perderam a oportunidade de se estranharem. Acusado de ter escalado irregularmente Petros contra Coritiba e Internacional, o Corinthians corria o risco de perder quatro pontos na classificação. Absolvido no julgamento, os paulistas não perderam a oportunidade de provocar os gaúchos e lançaram a frase: “Põe no DVD”.

Dois anos depois, novamente os clubes se envolveram em polêmica no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Corinthians sonhava com uma vaga na Libertadores, o Internacional brigava contra o rebaixamento. No segundo turno, em jogo disputado no Itaquerão, os paulistas venceram os gaúchos através de um pênalti duvidoso. Os colorados reclamaram e mais uma vez o time alvinegro citou a frase do DVD, para alegria dos paulistas e desespero dos gaúchos.