Coincidência? Grandes títulos do Corinthians contaram com “ajuda” do Vasco

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2017 10h30
LUIS MOURA / WPP / ESTADÃO CONTEÚDO Vitória sobre o Vasco colocou o Corinthians na liderança e virada vascaína sobre o Santos deixou o Timão com uma mão na taça

Dono de uma arrancada inigualável no primeiro turno que culminou no heptacampeonato brasileiro, confirmado nesta quarta-feira (15) após a vitória sobre o Fluminense, o Corinthians chegou a temer uma aproximação dos rivais nas últimas rodadas, mas contou com uma ajuda valiosa e até corriqueira para ficar com a mão na taça.

A primeira ameaça à liderança foi o Palmeiras, que chegou a ficar apenas com cinco pontos da liderança. Mas, com os tropeços diante de Cruzeiro, Vitória e do próprio Corinthians, logo voltou ao quarto lugar no Campeonato.

Depois veio o Santos, que se aproveitou dos vacilos alviverdes para também se aproximar, porém os gols do Vasco, que virou o jogo contra na Vila Belmiro na última quarta-feira (8), foram muito comemorados tanto pela torcida quanto pelos jogadores do Corinthians no vestiário. Isso porque a vitória vascaína fez o Timão voltar a ter uma vantagem de oito pontos na liderança e ficar mais próximo do título.

Antes disso, no primeiro turno, foi após a goleada em cima do Vasco (5 a 2) que o Corinthians assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. E essas não foram as únicas vezes que o Gigante da Colina “abriu os caminhos” para o Corinthians erguer alguma taça.

Em 2015, quando o Corinthians foi campeão brasileiro, o título foi confirmado no empate com o Gigante da Colina em 1 a 1. Neste caso, o que permitiu que o Timão ficasse com a taça com três rodadas de antecedência foi a vitória do São Paulo sobre o Atlético-MG. Já em 2011, foi a combinação de resultados com o Vasco que fez o Corinthians conquistar o penta brasileiro. O Alvinegro ficou no 0 a 0 com o Palmeiras na última rodada e o Vasco só não tomou o título da Fiel porque também empatou com o Flamengo e ficou com o vice-campeonato.

O Vasco também foi “freguês” do Corinthians em fases decisivas da Copa do Brasil. Em 2009, o time carioca foi eliminado pelos paulistas na semifinal da competição. O mesmo aconteceu na conquista de 1995, mas de forma mais dolorosa: o Corinthians goleou os vascaínos em 5 a 0, com direito a três gols de Viola, que anos depois jogaria em São Januário.

Além disso, o Vasco esteve presente nas duas conquistas mais importantes da história corintiana. Em 2000, o time carioca foi derrotado pelo Alvinegro na final do Mundial de Clubes no Maracanã. Já em 2012, o Gigante da Colina foi eliminado pelo Corinthians na memorável quartas de final da Libertadores, com direito a Cássio salvando o Timão do gol de Diego Souza. A classificação veio graças ao gol salvador de Paulinho já no fim do jogo.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.