Nunca foi fácil: Corinthians superou meses turbulentos para ser campeão paulista

  • Por Jovem Pan
  • 09/04/2018 08h00 - Atualizado em 09/04/2018 08h09
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians Corinthians perdeu todos jogos de ida no mata-mata do Campeonato Paulista

“Nunca foi fácil”. Esse foi um dos lemas usados pelos Corinthians nas redes sociais, durante esta semana. O time precisava se recuperar de uma derrota em casa para o Palmeiras, então resgatou histórias de superação do passado. E agora essa coleção de grandes momentos ganhou mais um capítulo: o Timão superou uma série de obstáculos durante os últimos meses para se recuperar e virar bicampeão paulista.

Os problemas começaram desde o final do ano passado. Muitos times se interessaram pelos jogadores do elenco campeão brasileiro. Isso fez com que alguns destaques importantes saíssem, como Pablo, Guilherme Arana e Jô. A reposição não foi imediata. Mas Henrique e Sidcley chegaram e viraram titulares confiáveis. Só não foi contratado um novo centroavante. Fábio Carille testou Kazim, Júnior Dutra e Emerson Sheik. Nada deu certo. No último jogo a solução foi atuar sem ninguém na área, em um 4-2-4 defensivo e bem treinado.

Outro problema para o Corinthians foi a eleição de um novo presidente. Em fevereiro, Andrés Sanchez foi escolhido como mandatário, mas não foi uma decisão simples. O resultado foi apertado e aconteceram muitos protestos no clube. Por isso ele precisa lidar com forte oposição, que agora deve se acalmar, por causa do título paulista.

Esses problemas acabaram se refletindo em campo. O Corinthians se classificou tranquilamente na fase de grupos, com a segunda melhor campanha, mas teve dificuldades no mata-mata. Tanto que perdeu todos os jogos de ida. Diante do Bragantino, foi derrotado por 3 a 2, mas depois venceu por 2 a 0 e avançou. Diante do São Paulo, perdeu o primeiro jogo por 1 a 0, devolveu o placar na partida de volta e se classificou nos pênaltis. Na final, diante do Palmeiras, o mesmo filme se repetiu: após vitórias simples para cada lado, Cássio pegou duas cobranças e decidiu o título para o Corinthians.

Não foi fácil, mas foi histórico novamente. Nas redes sociais o lema se transformou em “bicampeão da fé” para reforçar como o time sempre acredita na vitória, apesar das dificuldades.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.