Del Nero assume como 6º presidente da CBF; relembre os anteriores

  • Por Jovem Pan
  • 15/04/2015 21h51
RIO DE JANEIRO,RJ,16.04.2014:CBF/ELEIÇÃO PRESIDENTE - Marco Polo del Nero é eleito novo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em votação realizada na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (16). (Foto: Ariel Subirá/Futura Press/Folhapress) Folhapress Presidente da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol muda de comando nesta quinta-feira (16). José Maria Marin, que substituiu Ricardo Teixeira em 2012, dá lugar a Marco Polo Del Nero, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol.

Del Nero será o sexto presidente da entidade que foi criada em 1979, originada da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Seus desafios não serão poucos: recuperar a credibilidade do futebol brasileiro após o vexame na Copa do Mundo, lidar com a crise financeira de diversos clubes e recuperar a credibilidade de uma entidade envolvida em diversos casos de corrupção.

Para saber como a CBF e o futebol brasileiro chegaram até aqui, vale a pena relembrar todos os seus presidentes desde 1979. Confira.

Heleno de Barros Nunes (1979-1980). Após ser presidente da CBD por quatro anos, comandou a CBF por poucos mais de três meses antes de dar lugar a Giulite em janeiro de 1980 Neste ano, o Campeonato Brasileiro reuniu 94 equipes, mas teve o boicote de Santos, São Paulo e Corinthians.

Giulite Coutinho (1980-1986). Foi presidente da entidade por dois mandatos seguidos e sua maior marca é a construção da Granja Comary, em Teresópolis-RJ, o centro de treinamento da Seleção Brasileira. Foi também um grande crítico da gestão de Ricardo Teixeira.

Octávio Pinto Guimarães (1986-1989). Era candidato à vice-presidente na chapa de Nabi Abi Chedid. Entretanto, por conta de uma manobra, trocou de posição com Nabi para chegar à presidência. No cargo, teve conflitos com os clubes, que criaram o Clube dos 13 e organizaram um campeonato independente em 1987.

Ricardo Teixeira (1989-2012). Com o apoio de João Havelange, então presidente da Fifa, chegou ao comando da CBF, onde ficou por nada menos que 23 anos. Sua gestão ficou marcada pelos títulos mundiais de 1994 e 2002, mas também por diversos escândalos de corrupção e pela desvalorização do Campeonato Brasileiro. Saiu do cargo em 2012 em meio a acusações de recebimento de propina para apoiar a candidatura da Inglaterra a sede da Copa de 2018.

José Maria Marin (2012-2015). Com a saída de Ricardo Teixeira, o ex-jogador, político e presidente da FPF José Maria Marin assumiu a presidência da CBF. Já entrou causando polêmica por, meses antes, ter “roubado” a medalha de um jogador do Corinthians na final da Copa São Paulo. Não fez grandes mudanças além de inaugurar uma nova sede, que receberá o seu nome.

Marco Polo Del Nero (2015). Integrou a diretoria do Palmeiras, trabalhou no Tribunal de Justiça Desportiva e foi presidente da Federação Paulista de Futebol de 2003 a 2015. É conhecido também por namorar belas modelos muito mais novas que ele. Chegou a ser suspenso por 90 dias pelo STJD por um episódio antes da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2008.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.