Do esquecimento à Copa? Cinco motivos para Hernanes sonhar com a Seleção

  • Por Jovem Pan
  • 07/11/2017 14h30 - Atualizado em 07/11/2017 14h56
Hernanes já tem nove gols marcados nos 16 jogos que atuou pelo São Paulo

Hernanes é um dos nove jogadores que nunca mais foram convocados para a Seleção Brasileira após a vergonhosa campanha na Copa de 2014. Ignorado por Dunga e por Tite, o meia não viveu grandes momentos na Inter, na Juventus e nem no Hebei Fortune, da China. Ao todo, foram oito gols marcados nos três anos e onze dias desde o 7 a 1 até o anúncio do seu retorno ao Morumbi.

Seu objetivo era simples: livrar o São Paulo de um inédito rebaixamento. E ele está conseguindo. Desde sua chegada, o São Paulo já saltou da 18ª para a 9ª colocação, podendo sonhar até com uma vaga na Libertadores. O “Profeta”, com nove gols (um a mais que havia feito em três anos) em dezesseis jogos, também pode mirar outra vaga: a de convocado para a Copa do Mundo de 2018.

Diante do bom momento vivido por Hernanes no São Paulo, a Jovem Pan listou cinco motivos que mostram porque ele merece ser chamado por Tite para a Seleção. Confira:

Momento

Passado na Seleção e nos clubes, momento atual e projeção para a Copa. Esse é o tripé usado por Tite para justificar suas convocações para a Seleção. Se o momento realmente pesa nessa decisão, Hernanes entraria na briga pela reserva de Paulinho com números melhores que os concorrentes naturais pela vaga. Em 16 jogos, o meia Tricolor tem mais gols que Diego (8 em 23 jogos pelo Flamengo) e Renato Augusto (4 em 28 no Beijing Guoan).

Marcos Bezerra / Futura Press / Estadão Conteúdo

Regularidade

Outro fator a favor do “Profeta” é a regularidade nesta segunda passagem pelo São Paulo. Desde que estreou, no fim de julho, na vitória por 4 a 3 contra o Botafogo, Hernanes ainda não soube o que é começar um jogo no banco de reservas –  foi substituído em apenas duas partidas. Comportado, o meia recebeu apenas um cartão amarelo no período. Apesar de uma sequência discreta, Hernanes voltou a ser decisivo nos últimos três jogos, com dois gols e duas assistências.

EVELSON DE FREITAS / ESTADÃO CONTEÚDO

Polivalente

Apesar de ser mais utilizado como médio-ofensivo, Hernanes também pode ser realocado para outros setores do meio-campo. Numa eventual necessidade, o meia também poderia ser utilizado na vaga de Fernandinho, como segundo volante. Vale lembrar também que Hernanes tem se apresentado como um ótimo cobrador de bola parada neste Brasileirão. Dos seus nove gols, dois foram de falta e três de pênaltis.

Experiência

Contando Olimpíadas, já são quase dez anos de idas e vindas na Seleção. Hoje com 32 anos, Hernanes conta com uma experiência que tem sido apreciada por Tite nas suas escolhas, como pode ser observado nas convocações dos Diegos (Souza, Ribas e Tardelli). Se convocado, Hernanes entraria como um dos mais velhos do time, junto com Daniel Alves e Thiago Silva.

Liderança

Capitão do São Paulo num momento turbulento, o meia vem se apresentando como o líder de uma equipe que estava emocionalmente enfraquecida. Não é o tipo de problema que seria enfrentado na Seleção neste momento, mas sua presença nos vestiários poderia ser um diferencial em meio a tantos garotos que nunca tiveram a experiência de uma Copa do Mundo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.