Em apenas 2 meses, “Neymarmania” transforma o PSG em fenômeno de vendas no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2017 08h00 - Atualizado em 03/10/2017 08h13
Neymar já marcou oito gols nas nove partidas que fez pelo PSG

Há dois meses, no dia 3 de agosto, torcedores do mundo todo voltaram sua atenção para Paris e observaram, com um certo espanto, a assinatura do maior contrato da história do futebol mundial. Ao pagar 222 milhões de euros (R$ 820 milhões de reais, na cotação da época), o PSG desmontava o vitorioso tridente do Barcelona e contratava o brasileiro Neymar, encerrando assim uma novela que se estendeu por boa parte da pré-temporada europeia.

O sucesso da chegada do brasileiro a Paris foi automático e a venda de camisetas com o nome e o número 10 que Neymar começaria a usar rendeu lucro de 1 milhão de euros aos cofres do PSG. Isso somente nas primeiras 24 horas após a sua contratação.

No Brasil também é possível observar a preferência dos torcedores pela camisa de um dos concorrentes ao prêmio da Fifa de melhor do mundo, que será entregue neste mês de outubro. Segundo dados obtidos com exclusividade pela Jovem Pan, a camisa do PSG se tornou, de forma disparada, a mais procurada entre os clubes internacionais no site de produtos esportivos Netshoes.

Assim, o time parisiense, que antes era apenas o sexto time que mais vendia camisetas no site, desbancou novamente o Barcelona – mais procurado até então. Desde a sua ida para a França, o número de camisas do PSG vendidas pela Netshoes foi quatro vezes maior que o da equipe catalã. 70% destes uniformes vendidos contam com o número 10 e o nome de Neymar.

Todo mundo quer ver Neymar

A ida de Neymar ao futebol francês atraiu até um novo público ao PSG. Desde que o atacante chegou a Paris, o Parque dos Príncipes se tornou o destino favorito dos brasileiros que querem assistir a um jogo de futebol na Europa.

Segundo uma pesquisa divulgada na última semana pelo site StubHub, especializado na revenda de ingressos, o número de brasileiros que procuram por lugares nos jogos do PSG cresceu 21 vezes em comparação com a temporada passada e hoje é 125% maior que a procura por tickets para jogos do Real Madrid.

Na partida da última quarta-feira (27), quando o PSG passeou sobre o Bayern de Munique e derrotou o time alemão por 3 a 0 pela Liga dos Campeões, 17% dos ingressos disponíveis para a partida no StubHub foram revendidos para conterrâneos do camisa 10.

A “Neymarmania” não é um fenômeno exclusivo entre quem pode ir ao Parque do Príncipes para assistir aos jogos do PSG. A transmissão desta mesma partida no Brasil deixou a Band com a vice-liderança da TV aberta, registrando 11 pontos no Ibope, enquanto o canal Esporte Interativo liderou na TV fechada. Segundo o site Notícias da TV, mais de 1,6 milhão de pessoas assistiram à partida pelo canal pago, sendo este o melhor resultado já alcançado para uma partida de fase de grupos da Champions.

Divulgação PSG

Legião de seguidores

Além de garantir audiência e venda de camisetas, Neymar ajudou o PSG a melhorar seu desempenho em outro ambiente: o das redes sociais. Segundo análise do site Twitter Counter, o perfil oficial do Paris Saint-Germain no microblog ganhou mais de 600 mil seguidores desde agosto, subindo de 4,8 para 5,4 milhões de seguidores em apenas dois meses. Também houve crescimento no perfil voltado ao público brasileiro, que ganhou 31 mil seguidores no período.

Em campo, Neymar tem atendido bem as milhares de pessoas que passaram a acompanhar e torcer pelo PSG. No último sábado (30), contra o Bordeaux, o brasileiro marcou dois gols, chegando a um total de oito nas nove partidas em que atuou pelo novo time. Bom para o presidente Nasser Al-Khelaifi, que não deve se arrepender nem um pouco do investimento feito.

EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.