Choque-Rei, um clássico de muitos pênaltis; relembre alguns deles

  • Por Jovem Pan
  • 23/03/2015 17h34
Montagem sobre Folhapress Ceni marcou de pênalti o gol da vitória do São Paulo na Libertadores de 2006. Denílson converteu sua cobrança na goleada alviverde em 2008

Palmeiras e São Paulo se enfrentam na quarta-feira (25) pelo Campeonato Paulista, no primeiro Choque-Rei disputado no Allianz Parque. Mas o clássico tem, em sua história recente, uma curiosidade: a marcação de muitos pênaltis. Alguns deles chegaram a decidir classificações em torneios eliminatórios, como a Libertadores de 2006 e o Paulistão de 2008. Reunimos abaixo alguns desses casos. Será que haverá penalidades no primeiro Choque-Rei de 2015?

Raí converte dois penais na final do Paulistão de 1992

O Palmeiras saiu da fila em 1993 contra o Corinthians, mas também teve uma chance em 1992, quando foi à final do Paulistão contra o São Paulo. O problema é que o time de Telê Santana não deu chances ao rival. Na primeira partida, em 5 de dezembro, poucos dias antes da final do Mundial de Clubes, o Tricolor fez 4 a 2 no alviverde com três gols de Raí, dois deles feitos da marca de cal. Na volta, em 20 de dezembro, nova vitória são-paulina, agora por 2 a 1.

Em jogo de três pênaltis, São Paulo goleia o Palmeiras em 1999

O Tricolor recebeu o Verdão no Morumbi no Campeonato Paulista de 1999 e aplicou uma grande goleada sobre o rival. Além do placar, chamou a atenção o número de pênaltis: foram dois marcados para o São Paulo e um para o Palmeiras, o que ajudou no grande número de gols da partida.

São Paulo elimina o Palmeiras da Libertadores de 2006 com pênalti no fim

Em 2005, o São Paulo não teve dificuldades para eliminar o Palmeiras da Copa Libertadores. Em 2006, no entanto, o Verdão jogou de igual para igual com o rival. A primeira partida, no Parque Antártica, terminou em 1 a 1. Na volta, o placar apontava novo empate em 1 a 1, o que levaria a decisão para os pênaltis, até um passe no ataque palmeirense bater no árbitro e a bola ficar com o time tricolor. Júnior então arrancou em contra-ataque e sofreu pênalti de Cristian. Rogério Ceni bateu com cavadinha e o juiz mandou voltar. Na segunda tentativa, Sérgio quase pegou, mas não evitou o gol da classificação são-paulina.

O troco: Palmeiras goleia São Paulo com três gols de pênalti

A revanche alviverde veio (quase) na mesma moeda em 2008, na primeira fase do Campeonato Paulista. Jogando em Ribeirão Preto, o Palmeiras goleou o rival por 4 a 1, de virada, com direito a três gols feitos da marca de cal – Denílson, Diego Souza e Valdivia converteram suas cobranças e fizeram a festa da torcida.

 

Alex Mineiro alivia a barra do Verdão na semifinal do Paulista de 2008

A primeira partida da semifinal do Campeonato Paulista de 2008 teve tudo que um bom clássico precisa ter. Lances polêmicos (gol de Adriano com a mão), grandes defesas (especialmente de Rogério Ceni) e drama até o fim. Lenny, que entrara no segundo tempo, sofreu pênalti convertido por Alex Mineiro nos últimos minutos. O duelo terminou em 2 a 1 para o Tricolor, mas o gol alviverde foi importante para garantir a classificação na volta, quando o Palmeiras venceu por 2 a 0, antes de ser campeão sobre a Ponte Preta.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.