Na história dos clássicos: craques que defenderam os clubes da semifinal do Paulista

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2015 18h00
Montagem sobre Folhapress Paulo Nunes e Ricardinho: dois casos de jogadores que atuaram pelos rivais da semifinal do Paulistão 2015

As semifinais do Campeonato Paulista de 2015 serão disputadas em dois clássicos: o dérbi entre Corinthians e Palmeiras, na Arena de Itaquera, e o SanSão, na Vila Belmiro. Apesar da rivalidade entre esses adversários, eles compartilham a passagem de alguns jogadores.

Foram craques que se tornaram ídolos tanto em Palmeiras e Corinthians quanto no Peixe e no Tricolor. Outros que conseguiram sucesso em um time e não foram bem no outro. Jogadores que ajudaram a escrever a história destes confrontos que farão o Estado para no domingo. Relembre alguns deles e suas passagens pelos grandes de São Paulo.

Jogadores que vestiram o verde do Palmeiras e o preto e branco do Corinthians

Edílson

O capetinha foi multicampeão em suas passagens pelos dois rivais da capital. Pelo Palmeiras, entre 1993 e 1994, conquistou um Campeonato Brasileiro, dois Paulistas e um Rio-São Paulo. Pelo Timão, o sucesso foi ainda maior: bicampeão brasileiro em 1998 e 1999, campeão paulista em 1999 e do Mundial de Clubes da Fifa em 2000. Na final do estadual, aliás, o atacante não teve pudor ao provocar o ex-time com embaixadinhas que desencadearam uma confusão.

Edmundo

Alguns até não lembram, mas o Animal também passou pelo Parque São Jorge após fazer sucesso no Parque Antártica. Foi em 1996, quando conquistou apenas três torneios amistosos. Já pelo Palmeiras o currículo é mais recheado: bicampeão paulista e bicampeão brasileiro em 1993 e 1994 e campeão do Rio-São Paulo de 1993.

Paulo Nunes

Quando Paulo Nunes se transferiu do Grêmio para o Corinthians, em 2001, causou fúria nos torcedores palmeirenses. Até então, ele era um grande ídolo da torcida, sendo fundamental em grandes conquistas da história do clube, como a Libertadores de 1999 e a Copa Mercosul e a Copa do Brasil de 1998. Pelo Timão a história foi diferente, e seu único título foi o Campeonato Paulista de 2001.

Luizão

O jogador seguiu a trajetória de Edmundo, Edílson e Paulo Nunes, atacantes que brilharam no Palmeiras na década de 1990 e foram para no maior rival no começo dos anos 2000. O sucesso maior veio no Parque São Jorge, com cinco títulos: Paulista, Brasileiro, Mundial, Rio-São Paulo e Copa do Brasil. Pelo Verdão, foi campeão estadual em 1996 no time histórico que marcou 102 gols na competição e contava com Rivaldo, Djalminha e Muller, entre outros.

Vagner Love

Dos casos de jogadores que defenderam Palmeiras e Corinthians, é o único que não se aposentou e, de quebra, estará em campo no duelo de domingo. Vagner Love apareceu para o futebol em 2003 na conquista da Série B pelo Verdão. Em 2004 foi para o CSKA Moscou da Rússia, quase foi para o Parque São Jorge em 2005, voltou ao alviverde em 2009 (onde passou por confusões com torcedores) e finalmente chegou ao Corinthians em 2015.

 

Jogadores que vestiram o manto Tricolor e o manto alvinegro do Santos

Serginho Chulapa

Um dos jogadores que mais marcou gols no Campeonato Paulista, sendo quatro vezes artilheiro – duas pelo São Paulo (1975 e 1977) e duas pelo Santos (1983 e 1984). Também foi campeão brasileiro pelo Tricolor e paulista por ambos os clubes. Hoje em dia, é auxiliar técnico do treinador Marcelo Fernandes no alvinegro praiano.

Alan Kardec

O atacante poderia, assim como Vagner Love, estar em campo na semifinal contra seu ex-time, não fosse uma grave lesão sofrida em partida contra o San Lorenzo pela Libertadores que o afastou dos gramados até outubro. Foi revelado pelo Vasco da Gama, jogou no Benfica e voltou ao Brasil para jogar em Santos e Palmeiras por empréstimo. Após o fim de seu vínculo com o Verdão, se transferiu definitivamente para o Tricolor.

Ricardinho

Apesar de ter tido seu auge no Corinthians, o meia também passou por São Paulo e Santos. A passagem pelo Tricolor foi apagada e durou apenas 63 partidas. Sem deixar saudades nos torcedores, se transferiu para o Middlesbrough, da Inglaterra, para voltar ao Brasil seis meses depois. No Peixe, ao contrário, foi peça importante na conquista do Campeonato Brasileiro de 2004, quando foi capitão da equipe e eleito Bola de Prata do torneio.

Mauro Ramos

O zagueiro campeão do mundo pela Seleção Brasileira em 1958 e 1962 (este último como capitão) também marcou época pelos dois rivais paulistas, nos quais jogou por muitos anos. Entre 1948 e 1960, conquistou quatro vezes o Campeonato Paulista pelo Tricolor. Já pelo Santos de Pelé, de 1960 a 1967, o sucesso foi ainda maior: foram doze títulos, entre eles cinco estaduais e dois da Libertadores e da Taça Intercontinental, o atual Mundial de Clubes.

Zetti

O goleiro passou por Guarani e Palmeiras antes de se transferir para o São Paulo em 1990, clube no qual realizou mais de 400 partidas como profissional e conquistou muitos títulos. Entre eles estão o Brasileiro de 1991 e a Libertadores e Mundial de 1992 e 1993. Foi então para o Santos, onde jogou de 1997 a 1999 e conquistou os troféus do Rio-São Paulo de 1997 e da Copa Conmebol (precursora da atual Copa Sul-Americana) de 1998.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.