Palmeiras e Santos reforçam apoio à campanha contra racismo no futebol

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2015 12h20
SANTOS,SP,11.03.2015:SANTOS-PALMEIRAS - O jogador Arouca do Palmeiras durante a partida entre Santos e Palmeiras válida pelo Campeonato Paulista 2015 no Estádio Vila Belmiro em Santos (SP), nesta quarta-feira (11). (Foto: Lucas Baptista/Futura Press/Folhapress) Folhapress Na Vila

Finalistas do Campeonato Paulista – Palmeiras e Santos – reforçam apoio à campanha contra o racismo no futebol. O objetivo é conscientizar a torcida e os próprios jogadores sobre a discriminação.

O Estado de São Paulo conta com uma lei que, além de cadeia, prevê punição administrativa ao infrator que vai de advertência à multa de até R$ 17 mil.

O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, avaliou que o esporte tem um papel fundamental na orientação da sociedade. “O futebol, inegavelmente, é um canal que tem uma abrangência absurda na sociedade como um todo e, inegavelmente, o racismo é um câncer que existe na sociedade e que deve ser expurgado. O Palmeiras está de portas abertas a qualquer iniciativa que venha combater o racismo ou qualquer iniciativa pro bem da sociedade como um todo. É com muita honra que nesta final, o Palmeiras vai dar sua cota de colaboração para que esse projeto do governo tenha mais sucesso possível”, disse.

Paulo Nobre, do Palmeiras, citou ainda o caso do jogador Arouca que foi ofendido nas redes sociais. O presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, ressaltou que qualquer diferença tem de ser superada.

“Acho que temos que respeitar as diferenças de cores, de preferências, de religiões e de clubes. O futebol é algo que congrega as pessoas. Temos que levar no futebol um ambiente de paz, respeito, independente das suas questões únicas e pessoais”, explicou.

Jogo

Os torcedores que forem ao estádio vão receber em mãos um cartão vermelho, com o símbolo da campanha, para ser exibido nas arquibancadas.

Em entrevista ao repórter Thiago Uberreich, o governador Geraldo Alckmin destaca que a iniciativa deve ir além do futebol: “essa campanha não é contra só o racismo no futebol, mas através do futebol contra o racismo de maneira geral”.

De acordo com o governador, a campanha é feita em conjunto pela Secretaria da Justiça e Federação Paulista de Futebol. No total, 78 jogadores da atualidade e do passado gravaram depoimentos contra o racismo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.