Há seis anos, Ronaldo “Fenômeno” se aposentava do futebol; relembre gols

  • Por Jovem Pan
  • 14/02/2017 13h50
Reprodução Facebook Em 2002

Há exatamente seis anos, em 14 de fevereiro de 2011, Ronaldo Nazário de Lima anunciava sua aposentadoria do futebol profissional. Era o fim de uma das carreiras mais vitoriosas do futebol mundial nas últimas décadas.

Em suas passagens pelo Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan, Corinthians e Seleção Brasileira, “Fenômeno” colecionou títulos e marcas expressivas, como duas Copas do Mundo, três prêmios de Melhor do Mundo e segundo maior artilheiro da história dos Mundiais.

Apesar de ser lembrado também pelas lesões que comoveram o mundo, Ronaldo é celebrado pelos gols que marcou. Foram exatamente 420 tentos marcados nas 616 partidas oficiais que disputou em seus 18 anos de carreira. Para comemorar os seis anos da sua aposentadoria, relembre seis grandes gols da carreira do “Fenômeno”:

1993 – Cruzeiro x Bahia

Ele tinha apenas alguns meses como jogador profissional quando balançou as redes cinco vezes na goleada do Cruzeiro em cima do Bahia. Um dos gols se tornou histórico. O garoto aproveitou a lamentação do goleiro Rodolfo Rodrigues para marcar mais uma vez. Sua reação ao fim do jogo para o repórter é tão icônica quanto o gol: “filmou aquilo ali?”.

1996 – Barcelona x Compostela

A passagem de Ronaldo pelo Barcelona foi até curta, durou apenas uma temporada. Mas foi o necessário para escrever de vez seu nome na história do clube catalão. Em apenas um ano, o brasileiro conquistou uma Copa do Rei, uma Supercopa Espanhola e outra Supercopa da Uefa. Também em 1996, Ronaldo conquistava seu primeiro prêmio de melhor do mundo da Fifa. O gol marcado em cima do Compostela até hoje é considerado um dos mais bonitos da carreira do jogador.

1998 – Inter de Milão x Lazio

As imagens de Ronaldo chorando de dor por conta do rompimento do seu joelho direito, minutos depois de finalmente poder pisar em campo para enfrentar a Lazio após uma extensa recuperação, chocaram os fãs do futebol pelo mundo. Entretanto, a sua passagem pela Inter ficou marcada também por grandes gols, como o marcado contra a mesma Lazio, pela final da Copa da Uefa de 1998.

2003 – Real Madrid x Atlético de Madrid

A passagem mais vitoriosa de Ronaldo em um time sem dúvida foi pelo Real Madrid. Nas cinco temporadas em que defendeu o time merengue, o “Fenômeno” marcou 83 gols e conquistou dois Campeonatos Espanhol, além do Intercontinental de 2002. Em 2003, Ronaldo marcou um dos seus gols mais bonitos no dérbi contra o Atlético de Madrid: saiu desviando de todo mundo e balançou as redes, em apenas 14 segundos de jogo.

2009 – Corinthians x Palmeiras

Em 2009, Ronaldo chegou aquele que seria o último time da sua carreira, o Corinthians. O jogo escolhido para a sua estreia foi justamente o clássico contra o rival Palmeiras. Aos 47 minutos do 2º tempo, o “Fenômeno” empatava a partida para o Timão, para o delírio da torcida em Presidente Prudente, que chegou a derrubar, junto com o craque, o alambrado do Prudentão.

2002 – Brasil x Alemanha

Foram 67 gols com a camisa da Seleção Brasileira, quinze deles marcados em Copas do Mundo. Dois desses gols dispensam qualquer apresentação: apenas foram os que renderam o pentacampeonato mundial para o Brasil na final contra a Alemanha, em 2002.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.