Crimeia terá seu próprio campeonato de futebol a partir de agosto

  • Por Agência EFE
  • 21/05/2015 17h39
Pessoas se reúnem na Praça Lenin depois do fim do referendo na Crimeia Agência EFE Pessoas se manifestam sobre decisão do referendo da Crimeia

A península da Crimeia, anexada pela Rússia em março de 2014, terá seu próprio campeonato de futebol a partir do próximo mês de agosto, informou nesta quinta-feira a Federação Regional de Futebol.

“Fizemos algumas negociações com a Uefa e eles nos deram sinal verde para realizar o Campeonato da Crimeia”, assegurou Gueorgui Iliakov, porta-voz da entidade, à agência russa “Interfax”.

O torneio terá oito equipes profissionais, segundo o dirigente, incluindo algumas que competiam no Campeonato Ucraniano.

Tudo isso será confirmado durante a visita em junho da comissão da Uefa, que fará inspeções nos estádios e nas infraestruturas esportivas do território que antes pertencia à Ucrânia.

Iliakov considerou pouco provável que as equipes crimeanas participem das competições europeias, pelo menos por enquanto. Outras fontes também descartaram que os jogadores da península possam ser convocados em curto prazo por seleções nacionais, como a russa.

Em um primeiro momento, a Rússia incluiu os clubes crimeanos em seu campeonato local, mas foi obrigado a excluí-los do torneio por causa da oposição da Uefa.

Em agosto do ano passado, a Ucrânia pediu à entidade máxima do futebol europeu para punir a Rússia aceitar a inclusão do TSK Simferopol, o SKCHF Sevastopol e o Zhemchuzhina Yalta.

Os três clubes, inclusive, chegaram a jogar na Copa da Rússia, o que levou alguns dirigentes e jogadores ucranianos a exigirem que a Fifa tirasse o direito de o país organizar a Copa do Mundo de 2018.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que a polêmica crimeana é prerrogativa da Uefa e das federações dos países.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.