Alexis Sánchez admite que sonegou 1 milhão de euros quando jogou no Barcelona

  • Por EFE
  • 16/01/2017 14h41

Alexis Sánchez comemora o gol marcado em cima do rival Chelsea

EFE Alexis Sánchez comemora o gol marcado em cima do rival Chelsea

O jogador chileno Alexis Sánchez admitiu nesta segunda-feira que sonegou quase um milhão de euros da Fazenda espanhola nos anos de 2012 e 2013, quantia que já devolveu à Agência Tributária visando chegar a um acordo com a Procuradoria para que não seja julgado.

Segundo fontes judiciais, Sánchez prestou depoimento como investigado pelo crime de fraude fiscal a um juiz de Barcelona, através de uma videoconferência desde Londres, cidade onde vive desde que foi jogar no Arsenal.

O atacante chileno está sendo investigado pela Justiça espanhola por conta de uma denúncia apresentada pela Procuradoria de Crimes Financeiros, que o acusa de ter sonegado cerca de um milhão de euros dos rendimentos obtidos com seus direitos de imagem nos anos fiscais de 2012 e 2013, quando jogava no Barcelona.

O jogador já devolveu a quantia à Fazenda e hoje reconheceu que cometeu fraude fiscal ao ocultar sua participação na Numidia Trading Limited, radicada em Malta, à qual simulou a cessão de seus direitos de imagem.

Em uma breve audiência, Sánchez assumiu que nos anos de 2012 e 2013 não incluiu nas declarações de imposto de renda nenhum recebimento derivado da exploração de seus direitos de imagem.

Com esta estratégia, a defesa do atacante chileno pretende abrir caminho para chegar a um acordo com a Procuradoria e evitar um julgamento, a exemplo do que conseguiu o argentino Javier Mascherano, cujo advogado é o mesmo de Sánchez.

Mascherano foi condenado a um ano de prisão por sonegar 1,5 milhão de euros da Fazenda, após um acordo com a Justiça espanhola, e tenta transformar sua pena em multa, ainda não estipulada. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.