Após 58 anos, Porto e Athletic Bilbao voltam a se encontrar na Champions

  • Por Agencia EFE
  • 20/10/2014 18h39

Colombiano Jackson Martinez é a principal esperança de gols dos dragões

EFE Após 58 anos

Porto e Athletic Bilbao se reencontrarão em jogo pelo grupo H da Liga dos Campeões da Europa após 58 anos, nesta terça-feira, no estádio do Dragão, em Portugal, às 16h45 (horário de Brasília), em dia de confronto entre campeões de ex-repúblicas soviéticas, BATE Borisov e Shakhtar Donetsk.

A única vez em que os dois times se enfrentaram pela competição, que ainda se chamava de Copa Européia, na temporada 1956/1957. Campeões de seus países, Porto e Athletic duelaram pela primeira fase e os espanhóis levaram a melhor com duas vitórias, fora de casa por 2 a 1, e como mandante por 3 a 2.

Em 2014, o primeiro dos encontros será pelo grupo H da competição continental, que tem justamente os Dragões na liderança, com quatro pontos. A equipe basca, por sua vez, está apenas na última colocação, com um ponto, obtido após dois jogos.

Para o jogo desta terça-feira, o técnico Julen Lopetegui tem apenas um desfalque, o goleiro Hélton, que sequer está inscrito depois de lesão sofrida em março. Já o atacante colombiano Juan Quintero é dúvida devido a um problema muscular e pode começar a partida no banco de reservas.

Já o Athletic Bilbao, do técnico espanhol Ernesto Valverde, deverá ter em campo a mesma formação que atuou no empate com o Celta em 1 a 1, neste sábado, pela oitava rodada do Campeonato Espanhol. As principais esperanças da torcida estão no pé de Iker Muniain e Aritz Aduriz.

Os dois atacantes marcaram oito dos dez gols que o time basco marcou na temporada, com destaque para Aduriz, que balançou a rede em seis oportunidades, fazendo, inclusive, o único gol do Athletic nesta edição da Liga dos Campeões, anotado na derrota para o BATE Borisov por 2 a 1.

No meio do grupo, ocupando segunda e terceira colocações, com três e dois pontos, respectivamente, BATE e Shakhtar Donetsk duelam em jogo que pode até valer a definição do líder, em caso de derrota do Porto no estádio do Dragão.

O time ucraniano, por sua vez, volta a atuar com a cabeça voltada para o conflito no leste do país. Obrigado a jogar longe de Donetsk na competição, atuando na Arena Lviv, o clube divulgou comunicado nesta segunda-feira pedindo o fim dos confrontos, depois de seu estádio ser novamente atingido.

“Pedimos a todos os participantes dos combates que acabem com a escalada de tensão e abram negociações de paz. Deixem de destruir nossa cidade. O povo e a história não vão perdoá-los”, afirmou a diretoria do Shakhtar em nota oficial.

O clube conta em seu elenco com 13 brasileiros: o zagueiro Ismaily, os laterais Ilsinho e Márcio Azevedo, os meias Fernando, Douglas Costa, Fred, Marlos e Alex Teixeira, e os atacantes Bernard, Wellington Nem, Taison, Dentinho e Luiz Adriano.

Prováveis escalações:

Porto: Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Óliver e Héctor Herrera; Brahimi, Tello e Jackson Martínez. Técnico: Julen Lopetegui.

Athletic: Iraizoz; Iraola, Gurpegui, Laporte e Balenziaga; Iturraspe, Rico, Susaeta, De Marcos e Muniain; Aduriz. Técnico: Ernesto Valverde.

Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia), auxiliado pelos compatriotas Jure Praprotnik e Robert Vukan.

Estádio do Dragão, no Porto (Portugal).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.