Mancini afirma que futebol brasileiro sempre foi atrasado taticamente

  • Por Jovem Pan
  • 18/04/2015 14h33
Reprodução Aos 34 anos

Meio campista do América Mineiro e com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e europeu, Mancini afirmou, em entrevista à reportagem Jovem Pan, que vê o futebol brasileiro atrasado taticamente e destacou que a goleada de 7 a 1 sofrida para a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, fez o Brasil “cair na real”.

“Acho que o futebol brasileiro sempre ficou atrás do futebol europeu na parte tática. Acho que o Brasil, depois dos 7 a 1 contra Alemanha, caiu na real. Antigamente tínhamos Ronaldo, Ronaldinho gaúcho, Rivaldo, que chegavam na frente e faziam 2, 3, 4, 5 a 0 e acobertavam a parte tática que nunca foi das melhores. Agora que perdemos valores individuais, estamos sofrendo na parte tática. Acho que o Brasil deveria dar ênfase nisso. Eu, por exemplo, quando fui pra Roma, cresci demais na parte tática. Porque lá, você treina, tira dois dias da semana e treina tática. Eu, taticamente, melhorei muito”, afirmou.

Aos 34 anos, Mancini passou, entre outros clubes, por Atlético Mineiro, Roma, Inter de Milão, e chegou ao América Mineiro em 2014 e ajudou na boa campanha da Série B de 2014, quando o América ficou a um ponto de se classificar para a primeira divisão. Se preparando para sua segunda temporada no Coelho, Mancini destacou que o clube vai brigar novamente pelo acesso: “é uma tarefa bem árdua, difícil, é uma caminhada bem longa, a Série B esse ano é mais difícil que os anos anteriores. E esse ano o América vem com uma filosofia diferente, apostando na base, mescla jogadores jovens e experientes. E a gente sabe que não vai ser fácil, mas vamos com tudo, com pensamento positivo, com ambição de colocar o América na primeira divisão novamente”.

O experiente meia valorizou ainda o ótimo momento do futebol mineiro que, em 2014, se destacou no cenário nacional: “ano passado o futebol mineiro deu show. Atlético campeão da Copa do Brasil; o Cruzeiro bicampeão brasileiro; o América, apesar da punição de 21 pontos, quase subimos; o Tupi teve acesso para a Série B; o Tombemse foi campeão da Série D”, afirmou Mancini.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.