Novelas à parte, será que a vinda de Drogba para o Corinthians vale a pena?

  • Por Jovem Pan
  • 17/01/2017 11h36
Reprodução/Facebook Didier Drogba em despedida de Montreal

Didier Drogba. É difícil não pensar no marfinense como aquele atacante que alia perfeitamente força, vigor físico e técnica como ninguém, sem tremer diante do goleiro adversário. No entanto, o jogador que está na mira do Corinthians e protagoniza uma das novelas mais bizarras dos últimos tempos já está com 38 anos. Aposentou-se da seleção de seu país em 2014, após participar de três Copas do Mundo. Brilhou no Chelsea apenas em sua primeira passagem, em 2012. E, desde 2015, defendia as cores do Montreal Impact, do Canadá.

O “x” da questão é bem claro diante desse panorama. Será que a vinda de Drogba valeria a pena para o Corinthians?

Tirando os fatores extra campo – é evidente que a chegada de um astro internacional movimenta venda de camisas e ingressos -, dentro das quatro linhas, o que se pode esperar do atacante?

Drogba ficou um ano e meio no clube canadense. O começo foi promissor: 11 gols em 11 jogos. Mas durou pouco. Sofrendo com lesões na perna e nas costas, ele passou um bom tempo afastado e perdeu sua condição de titular para o italiano Matteo Mancosu. Chegou até a se recusar a entrar em campo após amargurar o banco de reservas em outubro. Seus números finais foram de 23 gols em 41 jogos disputados. Uma média até considerável, mas em um campeonato bastante inferior ao brasileiro.

Na despedida, porém, fez um balanço positivo de sua passagem por Canadá, que qualificou de “um ano e meio de boas emoções” em discurso final.

De qualquer forma, não é um atacante que vem para jogar todas as partidas. Tudo bem, Ronaldo, lá atrás, também não veio com esse intuito e seu sucesso é indiscutível. Mas essa comparação não pode ser feita. Os momentos do clube são completamente diferentes.

O cenário de 2017 para o Corinthians não é dos melhores. Além de não ter se classificado para a Libertadores, enfrenta problemas seríssimos internos. Toda a negociação para a vinda de Drogba foi idealizada pelo marketing do clube… sem o aval do departamento de futebol, que se mostra pessimista. O andamento quase amadorístico de um time do calibre do alvinegro deixa uma legião de torcedores com o pé atrás. E com razão.

Há dúvidas até se o time está conduzindo a negociação com o agente certo do marfinense. Parece piada de mau gosto, mas é a realidade que se mostra no Parque São Jorge.

O Corinthians agora promete mover mundos e fundos para trazer Drogba, quase como uma “questão de honra”. Em uma cartada final, um “pacote social” seria oferecido ao atacante, com diversos incentivos para a sua fundação de caridade, como a doação de parte da arrecadação da venda de camisas com o seu nome. 

Tudo isso por um atacante que amargou a reserva em Montreal…

Se a solução dos problemas corintianos é trazer Drogba, torcedor, se prepare para uma temporada de fortes emoções.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.