Título da Copa Paulista é a última chance da Lusa voltar a Série D em 2018

  • Por Jovem Pan
  • 27/06/2017 10h45

Portuguesa - AE

Newton Menezes / Futura Press / Estadão Conteúdo Portuguesa - AE

A eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro no último domingo (25) dá a sensação de um triste fim na “queda livre” da Portuguesa.  O drama, que começou com o rebaixamento no Brasileirão de 2013, causado pela escalação irregular do meia Héverton, foi seguido pelas quedas para a terceira e quarta divisão do Nacional e para a A2 do Campeonato Paulista.

A saída precoce na primeira fase da Série D e a presença no segundo escalão do Paulistão fará com que, em 2018, a Lusa fique fora de uma competição nacional, e consequentemente, sem calendário para o segundo semestre, pela primeira vez em seus 96 anos de história.

Existe, porém, uma última chance de a Portuguesa voltar a Série D em 2018: a Copa Paulista, torneio organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para os times do estado de São Paulo que não disputam nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro. O prêmio para o campeão deste torneio é escolher entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil do ano seguinte.

Com a participação na Copa do Brasil já assegurada pelo ranking da CBF, a Lusa investirá na Série D, para se manter em uma competição nacional no ano que vem. Porém, a missão não deve ser tão fácil, mesmo com todas as suas atenções voltadas para a competição estadual, que começa já no próximo sábado (1).

A Portuguesa estará grupo 3, formada em sua maioria por times da região metropolitana de São Paulo. Na falta dos jogos decisivos do mata-mata da quarta divisão, os torcedores e simpatizantes da Lusa poderão acompanhar alguns clássicos “alternativos” da capital paulista, como contra o Juventus, da Mooca, e o Nacional, da Barra Funda.

Porém, em se tratando de retrospecto, a Portuguesa não deve ter vida fácil no grupo. Com exceção do Nacional e da Portuguesa Santista, que disputaram a Série A3 do Estadual – com o time da capital se sagrando campeão -, e do Santos, que entra na Copa Paulista com seu time sub-23, todos os demais representantes do grupo 3 enfrentaram a Lusa durante a Série A2 do Paulista, no primeiro semestre.

Na ocasião, a Lusa chegou a brigar contra queda para a terceira divisão estadual, e se livrou por ter uma vitória a mais que o rebaixado Velo Clube. Contra seus companheiros de grupo, a Lusa pontuou apenas no empate por 0 a 0 com o Água Santa, mas foi derrotado por Taubaté (1 a 0), Juventus (3 a 1) e São Caetano (2 a 0).

Caso fique entre os quatro primeiros e garanta a classificação nesta primeira fase, a Lusa passará por uma segunda fase de grupos envolvendo os 12 melhores na competição. Somente na terceira fase é que se inicia o mata-mata.

O atual campeão da Copa Paulista é o XV de Piracicaba, que também foi eliminado na fase inicial da Série D. O São Caetano, que voltou ao Paulistão graças ao título da Série A2, também se encontra fora da quarta divisão do Brasileiro e vê no torneio estadual a chance de voltar a Série D pela primeira vez desde 2015.

A Lusa faz sua estreia na Copa Paulista na próxima terça-feira (4), às 20h, contra a Portuguesa Santista, no Canindé.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.