Com ótima atuação defensiva, São Paulo ganha em casa do Avaí e diminui a pressão

  • Por Estadão Conteúdo
  • 22/05/2017 22h05
SP - SÃO-PAULO-AVAÍ - ESPORTES - O jogador Lucas Pratto do São Paulo comemora gol durante a partida entre São Paulo SP e Avaí SC, válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2017, no Estádio do Morumbi em São Paulo (SP), neste segunda-feira (22). 22/05/2017 - Foto: MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO MARCOS BEZERRA/ESTADÃO CONTEÚDO Lucas Pratto abriu o caminho da vitória São Paulo 2 a 0 Avaí

Em uma noite que a defesa brilhou, o São Paulo superou o Avaí por 2 a 0, nesta segunda-feira, no estádio do Morumbi, na capital paulista, pela segunda rodada, e tirou um peso das costas após estrear com derrota no Campeonato Brasileiro. A novidade da equipe foi a entrada do zagueiro uruguaio Lugano, que fez dupla com Rodrigo Caio. Cicero, que esteve envolvido em polêmica durante a semana, foi o melhor em campo.

Desde o primeiro momento do jogo, os atletas lutaram por cada centímetro do gramado como se fosse uma decisão. A torcida, pequena, porém barulhenta, fazia seu papel e empurrava o time. E não demorou para sair o primeiro gol em um lançamento de Cícero. Marcinho ajeitou de cabeça para o centroavante argentino Lucas Pratto, aos 10 minutos, que chutou para abrir o placar.

A partir daí, as melhores chances foram do São Paulo. O Avaí tinha tido uma única boa oportunidade até então, quando Marquinhos aproveitou uma falha de Rodrigo Caio, mas chutou por cima do gol. O time da casa tinha domínio, brigava pela bola, mas alguns jogadores, como Thiago Mendes e Cueva, não estavam inspirados.

O peruano teve uma grande chance aos 29 minutos, quando pegou o rebote da zaga na entrada da área e chutou com perigo. Pouco depois foi a vez de Lucas Pratto, em um lance parecido, mandar de fora da área. A bola passou bem perto. Na defesa, o São Paulo mostrava segurança e antes do intervalo Pratto perdeu boa chance ao cabecear para fora.

No segundo tempo, o Avaí apertou e pressionou. Insistiu nas jogadas aéreas, principalmente na bola parada, mas os jogadores tricolores estavam atentos justamente em um fundamento no qual o time falhou bastante nesta temporada e custou a eliminação na quarta fase da Copa do Brasil diante do Cruzeiro.

E mesmo sem muito brilho, o São Paulo ainda teve duas grandes chances. A primeira veio após um longo lançamento de Lugano para Lucas Pratto. O argentino recebeu pela esquerda, se livrou do marcador, mandou no canto, mas o goleiro Kozlinski espalmou. Na sequência, em um contra-ataque em velocidade, Luiz Araújo cortou para o meio e chutou no ângulo e o arqueiro fez uma linda defesa

O Avaí insistiu em busca do empate, mas quase não incomodou o goleiro Renan Ribeiro. Por outro lado, nos acréscimos, Luiz Araújo fez o segundo do time paulista e festejou emocionado. Com uma defesa atenta e concentrada, o São Paulo se dedicou, se empenhou e conquistou uma importante vitória em casa que ajuda a tirar um peso das costas da equipe.

Opinião JP

Os comentaristas da Jovem Pan, Bruno Prado e Mauro Beting destacaram que a vitória diante do Avaí teve um peso maior do que simplesmente os três pontos.

“A atuação não foi boa. O resultado é importante para retomar a confiança. O São Paulo deu muito espaço para o Avaí. No segundo tempo, a entrada de João Schmidt no lugar de Cueva foi importante para reequilibrar o time”, declarou Prado.

Já Mauro Beting reconhece que a equipe de Rogério Ceni ainda tem muito para evoluir. “O placar foi melhor do que eu imaginava. O Avaí não é um grande time e deve ser rebaixado. Mas o São Paulo precisa melhorar muito. Era um jogo além dos três pontos, era o jogo da reafirmação e importante para dar ânimo para o clássico diante do Palmeiras – no próximo sábado às 19h – . O São Paulo tem jogadores que podem jogar mais. O Jucilei é essa peça e tem entregado muito bem. De um modo geral, se pegarmos as atuações do São Paulo em 2017, o Jucilei sempre esteve acima da média”, afirmou Beting.

Ouça os gols da partida entre São Paulo e Avaí:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.