Nada de vexame! 5 desafios do São Paulo para não ficar pelo caminho no Paulistão

  • Por Jovem Pan
  • 30/03/2017 16h28
SPFC/Divulgação O São Paulo Futebol Clube corria o risco de perder a posse do Morumbi para a Prefeitura de São Paulo

Sem conquistar o Campeonato Paulista desde 2005, o São Paulo espera quebrar o jejum este ano. Como não poderia ser diferente, o time comandado por Rogério Ceni passou com tranquilidade pela fase de grupos (5 vitórias, 5 empates e 2 derrotas) antes de chegar as quartas de final, fase que não traz boas recordações aos torcedores. Em 2016, o clube do Morumbi acabou sendo eliminado pelo Audax no primeiro mata-mata do Paulistão.

Para que isso não se repita e o time possa dar sequência a campanha pelo título estadual, o Tricolor terá que superar alguns desafios, dentro e fora de campo. Dessa vez o São Paulo vai enfrentar o Linense, e é notório que o adversário é tecnicamente inferior ao Audax do ano passado, assim como o fato de atuar os dois jogos da fase eliminatória no Morumbi pode facilitar a vida do Tricolor, mas em jogos de mata-mata todo cuidado é pouco.

Confira cinco desafios para o São Paulo não dar vexame nas quartas de final do Paulistão:

Ausência de Cueva

O São Paulo confirmou a lesão muscular sofrida por Cueva nesta quinta-feira. Apesar de não ter revelado o prazo para seu retorno, o peruano deve ficar de fora da primeira partida contra o Linense. Sem o meia, o São Paulo venceu apenas uma partida na temporada, a última contra o São Bernardo. Nas outras três partidas em que Cueva não atuou, o São Paulo empatou com o Novorizontino, perdeu para o Palmeiras e empatou com o Botafogo, em Ribeirão Preto.

Defesa mais vazada

Entre as oito equipes classificadas para as quartas de final, o São Paulo tem a terceira pior defesa. Com 20 gols sofridos, o time do Morumbi fica à frente do Linense (25) e Novorizontino (21). Além disso, o Tricolor não sofreu gol em apenas um dos 12 jogos disputados até então no Campeonato Paulista, o último contra o São Bernardo. O problema é tão grave que o técnico Rogério Ceni até mudou o esquema da equipe, colocando três zagueiros como titulares.

Rodízio de goleiros

As críticas para uma das defesas mais vazadas do Paulistão não se limitam apenas aos zagueiros. A culpa pelo mau momento do setor defensivo é dividida também com os goleiros. Mesmo após 12 jogos disputados, Rogério Ceni não encontrou o titular absoluto da posição. Sidão disputou seis jogos e sofreu 12 gols, enquanto Dênis participou de três partidas e sofreu cinco gols; Renan Ribeiro jogou três vezes e sofreu três gols.

Calendário

Abril reserva várias decisões para o São Paulo em competições distintas: Paulistão, Copa do Brasil e Sul-Americana. O primeiro duelo é contra o Linense, nos dois próximos finais de semana. No entanto, entre as duas partidas das quartas de final do campeonato estadual, o Tricolor viaja à Argentina, para enfrentar o Defensa y Justicia, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. 

Pressão pelo título

Neste século, o São Paulo conquistou apenas um título paulista, em 2005. Desde então, o clube do Morumbi vem tentando quebrar o jejum. O mais próximo que chegou disso foi em 2006, quando a competição ainda era disputada em pontos corridos. Por mais que os jogadores neguem e Rogério Ceni tente minimizar, a situação chama a atenção e incomoda. A pressão pela quebra do jejum é um peso que o São Paulo tem que saber controlar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.