São Paulo perde para o Cruzeiro no Morumbi e se complica na Copa do Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 13/04/2017 23h34
SP - COPA DO BRASIL/SÃO PAULO X CRUZEIRO - ESPORTES - Jogadores do Cruzeiro comemoram o gol contra marcado por Lucas Pratto, do São Paulo, em partida válida pela 4ª fase da Copa do Brasil, no estádio do Morumbi, na capital paulista, nesta quinta-feira, 13 13/04/2017 - Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/ESTADÃO CONTEÚDO MIGUEL SCHINCARIOL/ESTADÃO CONTEÚDO Jogadores do Cruzeiro comemoram o gol contra marcado por Pratto

A busca pelo inédito título da Copa do Brasil ficou ainda mais difícil para o São Paulo. Na noite desta quinta-feira, o Tricolor do Morumbi recebeu o Cruzeiro em seu estádio e saiu de campo com uma derrota por 2 a 0, para a decepção dos mais de 43 mil torcedores. Lucas Pratto, contra, e Hudson marcaram os gols para o Cruzeiro, que agora pode até perder em casa por um gol de diferença para confirmar a classificação.

O jogo começou com um ritmo intenso, porém sem muitas chances claras de gols. O São Paulo buscava infiltrar na defesa cruzeirense pelo meio, mas os donos da casa encontram muito dificuldade para passar pela marcação adversária. A solução encontrada pelo Tricolor foi investir nas jogadas pelo lado do campo, porém os cruzamentos de Júnior Tavares e Buffarini eram facilmente cortados pelos zagueiros Léo e Manoel.

Apesar de um primeiro tempo sem muita emoção, os times voltaram sem mudanças para a segunda etapa. O São Paulo adiantou sua marcação e tentou pressionar a saída de bola do Cruzeiro, que não conseguia explorar seus meio-campistas, Thiago Neves, Rafinha e Arrascaeta.  

Aos 15 minutos, Rogério Ceni promoveu a primeira mudança na equipe. Sacou Wellington Nem, que pouco fez ao longo da partida e colocou em campo o meia Thomaz. A substituição não deu tempo de surtir efeito no time do São Paulo, pois aos 18, Thiago Neves cobrou falta na área para o Cruzeiro e Lucas Pratto, o atacante são-paulino cabeceou contra a própria meta e abriu o placar para o Cruzeiro.

O gol assustou o São Paulo, que passou a errar passes pelo meio, facilitando a marcação adversária. E a situação que não era boa, ficou pior ainda aos 25 minutos. Novamente, em uma jogada de bola parada, Thiago Neves levantou na área e o volante Hudson, que ainda tem vínculo com o Tricolor, subiu sozinho para cabecear a bola para o fundo da rede, ampliando para o time mineiro.

Para tentar diminuir a desvantagem no placar, São Paulo abriu mão da formação inicial do time e colocou Gilberto no lugar de Cícero, que também não fazia boa partida. O artilheiro do time na temporada, pouco fez diante do Cruzeiro.

Com a proximidade do fim do jogo, o desespero tomou conta do Tricolor, que passou a levantar bolas na área em busca de Pratto e Gilberto. Sem êxito. O Cruzeiro cadenciou o jogo e trocou passes no meio de campo, para segurar o resultado, que permite ao time mineiro até a perder por um gol de diferença na partida de volta, na próxima semana, em Belo Horizonte. Ao São Paulo resta ganhar pelo mesmo placar, para levar para os pênaltis, ou por uma diferença de dois ou mais gols para não ser eliminado.

Opinião JP

Para Bruno Prado, o São Paulo fica em uma situação difícil na Copa do Brasil após a derrota em casa para o Cruzeiro. O comentarista da Jovem Pan acredita que o time comandado por Rogério Ceni pecou no setor de criação.

“O São Paulo ficou bastante com a bola, mas criou pouco. O time sofre sem Cueva e está longe de encontrar uma solução para esse problema. Sobre o placar, o primeiro gol do Cruzeiro foi azar, uma infelicidade de Pratto, mas o segundo gol foi igual a muitos que o time sofreu nesta temporada. O São Paulo vinha melhorando nesse aspecto, mas hoje voltou a errar na bola aérea”, analisou.

Ouça os gols da partida entre São Paulo e Cruzeiro:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.